×
Loading ...

Como apoiar a crise de meu namorado?

Em um relacionamento saudável, duas pessoas estão lá uma para a outra quando a outra está passando por uma crise. Se a crise envolve a perda de um emprego, ter uma morte na família, ter brigado com um amigo ou um momento de dificuldade financeira, há coisas que você pode fazer para apoiar seu namorado durante seu momento difícil. Oferecer o apoio que ele precisa é uma boa maneira de manter seu vínculo forte e lembrá-lo de seu amor e carinho.

Instruções

Ofereça apoio ao seu namorado durante seu mau momento (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Não pressione seu namorado se levar algum tempo para ele se abrir com você sobre a crise. Ele pode estar se sentindo envergonhado ou nervoso para falar com você sobre as coisas que estão acontecendo em sua vida. Assim, seja paciente e esteja disponível para quando chegar a hora de ele desabafar.

    Loading...
  2. Ouça o seu namorado. Permita que ele fale livremente e abertamente com você sobre a crise, sem interrupções. Dê-lhe toda a sua atenção e evite distrações. Desligue seu telefone celular ou o seu alerta de mensagem de texto ou e-mail se precisar. Isso fará com que seu namorado sinta que você está focada nele e em sua crise.

  3. Responda com frases tranquilizantes como "Eu sei como você se sente" e "concordo". Você não quer piorar as emoções do seu namorado, discutindo com ele sobre as crises ou colocar toda a culpa em cima dele. Se seu objetivo é ser solidária, é preciso usar de uma linguagem de apoio e reconfortante.

  4. Evite dar muitas opiniões. Se você quer apoiar o seu namorado, você não pode usar esta oportunidade para fazer julgamentos. Se o seu namorado lhe perguntar o que ele deveria fazer, devolva-lhe a questão, perguntando-lhe "O que você acha que deve fazer?"

  5. Ofereça sua ajuda. Pergunte ao seu namorado de que ele precisa ou o que você pode fazer para ajudá-lo a superar a crise. Se as crises são de natureza monetária, você pode ser capaz de ajudar, emprestando-lhe algum dinheiro. Se a crise envolve a morte de um amigo ou parente, não há muito o que você possa fazer, mas você pode ser capaz de animá-lo um pouco, preparando uma comida caseira e sua sobremesa favorita. Pequenos gestos podem fazer uma grande diferença.

  6. Faça uma pesquisa sobre a crise do seu namorado para que você possa apoiá-lo melhor. Por exemplo, se o parente de seu namorado, você pode pesquisar sobre o luto para descobrir como lidar com a dor, quais são suas fases e quais tipos de comportamentos esperar.

  7. Coloque todos os conflitos inacabados de lado durante a crise do seu namorado. Se vocês dois estavam recentemente brigando por alguma coisa, agora não é o momento para trazer as coisas de volta à tona. Em vez disso, deixe questões não resolvidas pra lá e se concentre em ser solidária.

  8. Ofereça conforto físico ao seu namorado. Alguns homens apreciam conforto físico durante as crises, como abraços, enquanto outros não querem ser tocados. Descubra o estado emocional de seu namorado para decidir qual ele prefere.

  9. Dê tempo ao seu namorado para se recuperar da crise. Não espere a recuperação imediata. Antecipar isto pode afetá-lo de várias maneiras.

Loading...

Dicas

  • Você não pode resolver a crise do seu namorado, mas você pode estar lá para ele e guiá-lo em direção escolhas saudáveis e positivas.

Aviso

  • Mantenha a atenção no seu namorado se ele demonstrar comportamentos preocupantes como depressão e abuso de substâncias, em resposta à crise. Se ele prejudicar sua saúde ficando sem comer ou dormir, por exemplo, recomende que ele vá a um psicólogo para ajudá-lo a passar por sua crise crônica.

Referências

Loading ...
Loading ...