×
Loading ...

Como apresentar um novo logotipo aos consumidores

Se sua companhia está pensando em desenvolver um novo logotipo para auxiliar no desenvolvimento de sua marca ou para refletir uma mudança de administração, é importante considerar uma estratégia para apresentar esse logotipo aos seus consumidores atuais. Os clientes que já estão familiarizados com os símbolos existentes de sua marca são o primeiro obstáculo ao realizar a transição para a nova imagem. Abaixo seguem algumas dicas de como fazer isso da melhor forma possível.

Instruções

O cuidado na apresentação de um novo logotipo é extremamente importante (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  1. Planeje. Não deixe o lançamento do seu novo logotipo para um momento arbitrário. Planeje com antecedência e estabeleça uma data específica para que essa transição se encaixe em seu plano de negócios. Explique seus objetivos para os designers e para suas equipes de marketing e de suporte. Certifique-se de que cada adeque sua agenda para acomodar a data de lançamento.

    Loading...
  2. Faça com que essa seja uma transição limpa. Não confunda sua mensagem ao usar o logotipo velho e o novo ao mesmo tempo. Isso vai enfraquecer o lançamento do novo logotipo e confundir seu público alvo. Cuide para que sua equipe de marketing, a empresa responsável pelo desenvolvimento do site e outros vendedores divulguem o novo logotipo em seus letreiros, folhetos, site, uniformes e outros materiais no dia correto do lançamento.

  3. Apresente o logotipo à equipe. Antes do dia do lançamento, agende um momento para apresentá-lo às equipes de suporte e de vendas de sua empresa. Presenteie os membros com uniformes e itens promocionais, como camisas polo, pastas, blocos de anotações e outros objetos para usar na interação com os clientes -- todos bordados ou impressos com o novo logotipo. Esse investimento permite que seus funcionários tenham a nova cara da empresa. Membros da equipe que acreditem no novo logotipo podem vendê-lo com mais facilidade aos outros.

  4. Prepare os consumidores. Deixe que seus clientes saibam, com algumas semanas ou meses de antecedência, que uma mudança acontecerá. Use uma séries de e-mails, cartões postais e boletins informativos para despertar a curiosidade dos consumidores e fazer uma contagem regressiva para a mudança de logotipo. Essa abordagem evita que seus clientes sejam pegos de surpresa pela nova imagem. Isso também fará com que eles se sintam inclusos no processo. Desenvolver uma campanha de lançamento lhe dá a oportunidade de explicar qualquer mudanças estrutural da companhia que seja implementada junto com seu novo logotipo ou de reafirmar aos clientes que, apesar de sua imagem mudar, a abordagem do serviço ao consumidor e a qualidade continuarão intactas.

  5. Anuncie. Antes do lançamento, faça um comunicado à imprensa anunciando a mudança. Considere também propagandas destacando especificamente seu novo logotipo para coincidir com o lançamento. Esses anúncios vão alertar não apenas seus clientes, mas também todo o mercado.

Loading...
Loading ...
Loading ...