×
Loading ...

Como aproximar as cordas do braço do violão?

Nas suas mãos, um violão é quase igual a uma guitarra. Ele é tocado da mesma forma e possui todos os mesmos componentes básicos. No entanto, eles geralmente não possuem partes ajustáveis, especialmente a ponte, onde a entonação e altura das cordas é ajustada. A altura das cordas do braço é conhecida como a "ação" do instrumento e, se ela estiver for muito elevada, pode ser ajustada com algumas ferramentas básicas.

Instruções

O ajuste da ação do encordoamento do violão melhora a entonação, bem como a tocabilidade (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Localize o rastilho do violão, local onde as cordas encontram a ponte na parte inferior do instrumento. Geralmente essa peça é feita de plástico ou madeira.

    Loading...
  2. Meça a altura das cordas na 12ª casa do braço com uma régua. Em uma régua comum, as cordas devem estar entre 3 e 4 mm acima do braço.

  3. Afrouxe as cordas até o ponto em que possam ser levantadas do rastilho.

  4. Dobre ao meio um pedaço de uma lixa de granulação média e lixe levemente os entalhes, um por vez, do rastilho. Remova apenas uma pequena parte do material, e afine as cordas novamente no entalhe. Meça a altura, também. Repita o processo medindo-as a cada vez, pois elas ficarão cada vez mais baixas no rastilho.

  5. Suavize os cantos ásperos ou as rebarbas no rastilho com uma lixa de granulação fina, após ter abaixado as cordas à uma altura apropriada.

Loading...

O que você precisa

  • Régua
  • Lixa de granulação média
  • Lixa de granulação fina

Referências

Loading ...
Loading ...