×
Loading ...

Como fazer um arco de arame

Além de ser útil para reformas domésticas, o arame também é um ótimo material para os artesãos. Ele pode ser usado para fazer joias, trabalhos artísticos e miniaturas de objetos, e ainda efeites grandes como estátuas e decorações de jardim. Caso esteja pensando em fazer um arco de arame em escala pequena ou um grande para o jardim, isso poderá ser feito com rolo de arame metálico ou telas de arame.

Instruções

Use seu arco metálico como decoração de um casamento ou para decorar seu jardim (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

    Arco pequeno

  1. Meça o comprimento do arco de arame de uma ponta a outra. Multiplique essa medida por dois e corte dois pedaços de arame com esse tamanho.

    Loading...
  2. Torça os dois arames juntos ao longo de todo o comprimento.

  3. Repita os passos 1 e 2, de duas a quatro vezes, dependendo da largura desejada para o arco.

  4. Coloque os arames torcidos sobre a mesa, bem próximos um do outro. Use um arame de bitola 22 para tecer os fios juntos. Passe esse arame ao redor dos fios torcidos, ao longo de todo o comprimento, para formar uma grade metálica.

  5. Segure a grade de arame pelas duas extremidades e coloque-a sobre uma garrafa de vinho ou outro objeto redondo. Curve as duas extremidades para baixo, ao redor da garrafa, para formar o arco.

    Arco grande

  1. Meça o comprimento do arco de uma ponta a outra e corte um pedaço de tela de arame com o mesmo tamanho.

  2. Prenda um bloco de madeira de 60 ou 90 cm, dependendo da altura da cerca de arame que estiver usando, nas duas extremidades da tela. Use luvas de couro resistentes para proteger as mãos. Também é possível perfurar seis orifícios através dos blocos e puxar o arame através deles, enquanto o enrola ao redor da tela e das madeiras. Isso as deixará bem presas.

  3. Coloque os blocos de madeira no chão, curve a tela a partir do meio e levante a estrutura do piso para formar um arco. Também é possível tecer o arame metálico ao redor da tela para reforçá-la.

  4. Decore o arco com flores, tecidos ou luzes de Natal. Também é possível plantar uma hera ou outra planta trepadeira na base e deixar que ela decore o arco enquanto cresce.

Loading...

Dicas

  • Compre arame metálico em uma loja de ferragens ou pela internet. Eles são fornecidos em bitolas, indicando a espessura do fio; quanto menor a bitola, mais grosso será o arame. Por exemplo, um arame de bitola 18 é bem mais grosso que um de bitola 22. Dependendo do propósito do arco, será possível considerar o uso de arame de bitola 16 a 18.
  • Escolha o arame com base na utilização do arco. O aço galvanizado é muto resistente, mas também é difícil de manusear. Os fios de bronze, cobre e alumínio são mais fáceis de curvar e trabalhar, mas poderão ser muito maleáveis para seu propósito.

O que você precisa

  • Arame metálico de bitola 16 a 18
  • Fita métrica
  • Alicate de corte
  • Arame metálico de bitola 22
  • Garrafa de vinho
  • Tela de arame metálico de 60 a 90 cm de altura
  • Arame metálico de bitola 10 a 12
  • Alicate de corte
  • Dois blocos de madeira
  • Luvas de couro

Recursos

Loading ...
Loading ...