×
Loading ...

Como fazer artesanato cigano

Os ciganos são um povo nômade encontrado em todo o mundo. Eles viajam em trailers e armam acampamentos quando encontram locais para descansar. Além disso, costumam ser artesãos proficientes e hábeis com as mãos; muitos vendem artesanato para subsistência. Como os ciganos costumam ser pobres, eles aprendem a ser criativos e sobreviver com o que têm. O artesanato cigano tem um ar exótico e é divertido de fazer, seja para você mesmo ou para dar de presente.

Instruções

Os ciganos costumam usar muitas pulseiras e anéis (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

    Lanternas ciganas

  1. Colete algumas redomas de vidro ou potes de geleia. Pegue alguns retalhos de tecido leve, como algodão ou seda.

    Loading...
  2. Meça em torno da jarra com uma fita métrica. Divida o resultado por quatro e acrescente um. O número calculado é a largura necessária para as tiras de tecido.

  3. Meça o comprimento da jarra. Acrescente três -- esse é o comprimento que as tiras de tecido devem ter. Ao cortar as tiras de tecido, afunile 7 cm de um dos lados para fazer uma ponta.

  4. Coloque duas tiras uma em cima da outra, com o lado avesso virado para dentro. Costure uma das laterais, cerca de 1 cm a partir da borda, do lado reto até a ponta.

  5. Coloque outras duas tiras uma em cima da outra, com o lado avesso virado para dentro. Costure um dos lados, cerca de 1 cm a partir da borda, do lado reto até a ponta.

  6. Costure as duas peças juntas com o lado avesso virado para dentro. Isso criará uma roupinha para a jarra. Enfie a jarra dentro da roupinha. Utilize uma pistola de cola quente para prender o tecido na boca da jarra.

  7. Enrole firmemente um arame de 0,8 mm em torno da boca da jarra. Utilize um alicate de bico longo para dobrar para trás as pontas do arame, criando ganchos. Prenda um gancho no outro.

  8. Pegue um pedaço de arame, com 15 cm a 20 cm de comprimento, e crie uma alça. Com o alicate, faça dois ganchos nas pontas e enganche-os no arame em torno da boca da jarra. Coloque uma vela dentro da sua lanterna cigana, acenda-a e pendure-a.

    Pulseira de miçangas

  1. Segure as mãos como se estivesse colocando uma pulseira apertada. Com uma fita métrica, meça em torno da parte mais larga da sua mão. Acrescente 5 mm ao resultado. Corte uma tira de arame de 1,5 mm nesse tamanho.

  2. Peque uma lata de alumínio redonda. Enrole o arame em volta dela para curvá-lo. Utilize um elástico ou durex para prender o arame na lata, de modo a ajudá-lo a manter a forma.

  3. Pegue um alicate de bico longo e dobre para trás uma das pontas do arame, formando um pequeno gancho. Coloque miçangas elegantes no arame.

  4. Utilize o alicate para fazer outro gancho na outra ponta da pulseira. Enganche as duas pontas uma na outra e vista a sua pulseira de miçangas.

Loading...

O que você precisa

  • Jarra de vidro
  • Retalhos de tecidos leves
  • Fita métrica
  • Agulha
  • Linha
  • Pistola de cola quente
  • Arame de 0,8 mm
  • Alicate para cortar arame
  • Alicate de bico longo
  • Vela
  • Arame de 1,5 mm
  • Miçangas

Referências

Loading ...
Loading ...