×
Loading ...

Como fazer artesanatos de bordado com o ponto de Assis

O bordado de Assis é feito com pontos cruz no fundo da imagem, deixando o desenho vazio ou oco. Ele teve origem em Assis, na Itália, no século XIII, quando as freiras usavam a técnica para fazer roupas cerimoniais de linho bordadas com fio de seda. A técnica foi reavivada no início do século XX. As imagens (ou "motivos", em artes plásticas) são geralmente de plantas ou animais estilizados.

Instruções

Aprenda a fazer artesanatos bordados com o ponto de Assis (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  1. Selecione um padrão que já esteja formatado para ponto cruz de bordado de Assis ou formate-o por conta própria, ajustando os quadrados de fundo ao desenho e deixando as formas desenhadas sem pontos cruz no interior. Qualquer tecido para ponto cruz pode ser usado com essa técnica.

    Loading...
  2. Trabalhe o fundo em uma cor sólida usando dois fios de linha de bordado. Faça pontos cruz contados, costurando da direita para a esquerda com uma meia cruz e, em seguida, da esquerda para a direita para completar as cruzes sempre na mesma direção. Uma vez que o contorno estiver concluído, o bordado ou desenho de Assis aparecerá.

  3. Enfatize o vazio com outro ponto. Trabalhe em torno da borda do desenho de Assis com um pesponto e dois fios de linha para destacar a forma criada pelo vazio.

Loading...

Dicas

  • Bordados em preto ou vermelho podem embelezar o ponto de cruz do bordado de Assis, criando uma aparência diferente.
  • Qualquer ponto de bordado com fios contados pode ser usado com o desenho em ponto cruz.

O que você precisa

  • Tecido para ponto cruz
  • Agulha cega para ponto cruz
  • Linha de bordado
  • Tesoura

Referências

Loading ...
Loading ...