×
Loading ...

Artesanatos com folha de cortiça

A cortiça é um material sustentável feito com a casca de sobreiros, uma árvore nativa da região Mediterrânea da Europa. O material pode ser prensado em folhas que estão disponíveis em diversas cores, formatos e tamanhos para serem usadas em diversos projetos artesanais e como decoração e ferramenta para organização.

A cortiça tem uma superfície porosa e mosqueada que pode ser facilmente tingida, carimbada ou pintada (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Porta copos

Folhas de cortiça que tenham 0,3 cm podem ser cortadas em círculos para fazer porta copos leves. Use um compasso ou contorne o fundo de uma lata para fazer círculos de 8 cm, então, recorte-os. Repita o processo em papel decorativo grosso, como cartolina ou papel de scrapbook em estampas vibrantes que combinem com a decoração da sua sala de estar. Cole o papel na cortiça, então aplique um selador acrílico sobre ele. Deixe secarem antes de usar.

Loading...

Quadro de recados

Transforme uma moldura barata ou vintage grande em um quadro de recados com folhas de cortiça de 0,6 cm. Remova o fundo e o vidro da moldura. Meça a folha de cortiça com o fundo da moldura e recorte com um estilete afiado. A cortiça pode ser comprada na cor que preferir ou você pode embrulhá-la com tecido e grampear as pontas no avesso. Insira a cortiça na moldura e pendure-a na cozinha ou no quarto de brincar.

Baú de brinquedos

Você pode fazer um baú de tesouros para seus filhos com folhas de cortiça de 30 cm x 30 cm. Corte três retângulos de papelão de 25 cm x 12,5 cm para a frente, costas e fundo do baú. Corte dois pedaços de 11 cm x 12 cm para as laterais. Desenhe uma linha nos pedaços da frente e de trás, a 2,5 cm do fundo e 3 cm das laterais. Recorte para fazer os pés. Trace a frente e as costas do baú na cortiça e recorte usando uma régua como guia. Recorte dois pedaços de cortiça de 12,5 cm x 15 cm para as laterais e um de 26 cm x 15 cm para a tampa. Construa a caixa com o papelão e fixe com fita adesiva. Cole a cortiça sobre o papelão, exceto na tampa, e prenda com percevejos até secar. Recorte duas tiras de papelão de 2,5 cm x 6 cm e prenda na tampa com prendedores de papel. Retire os percevejos depois que o baú estiver seco e decorado.

Cartões

Folhas de cortiça decoradas podem enfeitar a frente de cartões feitos à mão para dar profundidade visual. Rasgue folhas de cortiça de 0,6 cm de espessura em formas rústicas e brutas. Use tinta, corante ou tintura de cor escura para criar um visual queimado nas pontas. Carimbe a cortiça com a mensagem ou imagem desejada e prenda na frente do cartão com cola. Adicione fitas feitas à mão ou miçangas para dar um toque a mais na capa.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...