×
Loading ...

Como assentar pedras decorativas manufaturadas em uma parede externa

A pedra é um material frequentemente utilizado para revestimento de paredes, tanto interiores quanto exteriores, e tem provado ser eficaz em quase todas as condições. A utilização de pedra natural pode ser trabalhosa e cara, devido ao fato de que as formas naturais das pedras são imprevisíveis. A colocação de pedras decorativas manufaturadas em uma parede externa pode acrescentar uma estética que compete com a da pedra natural. Instalar pedras manufaturadas é geralmente uma tarefa simples que pode ser executada por praticamente qualquer pessoa que tenha conhecimentos básicos de construção e equipamento adequado.

Instruções

Pedras manufaturadas podem dar uma aparência natural a praticamente qualquer parede (stone wall image by MAXFX from Fotolia.com)

    Assentamento da pedra

  1. Fixe a chapa de metal com os pregos e arruelas de 1" na parede com um espaçamento de cerca de 16 polegadas (aproximadamente 41 centímetros) entre eles, utilizando o martelo.

    Loading...
  2. Na carriola, prepare a argamassa como indicado na embalagem, utilizando a pá.

  3. Aplique uniformemente uma camada de argamassa à chapa expandida de metal, usando a desempenadeira de concreto. Essa camada de argamassa é chamada "camada rústica" e deve ter uma espessura de aproximadamente 1/8 de polegada, cerca de 0,3 cm — apenas mais espessa do que a chapa de metal. Deixe que a camada rústica de argamassa cure completamente como indicado na embalagem antes de continuar o processo.

  4. Aplique uma camada de argamassa de aproximadamente 1 polegada de espessura (2,5 centímetros) na parte de trás da pedra, usando a colher de pedreiro.

    Utilizando a colher de pedreiro aplique uma quantidade suficiente de argamassa à pedra. (George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)
  5. Pressione a pedra contra a borda inferior da parede forte o suficiente para que o espaço entre a pedra e a parede tenha uma espessura de cerca de 1/2 a 3/4 de polegada, aproximadamente 1,30 a 1,90 cm.

  6. Repita os passos 4 e 5 com outras pedras, trabalhando de baixo para cima desde a primeira pedra na borda inferior da parede até o topo.

    Comece da borda inferior e assente as pedras até atingir o topo da parede (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  7. Deixe que a argamassa cure completamente como indicado nas instruções do pacote antes de seguir para o próximo passo.

    Rejunte (opcional)

  1. Prepare a mistura de rejunte como indicado nas instruções da embalagem, na carriola, usando a pá.

  2. Preencha aproximadamente 3/4 do saco aplicador com rejunte, e gire o bico de abertura superior.

  3. Aplique o rejunte uniformemente nas junções entre as pedras; o rejunte deve ser aplicado de modo que o material sobressaia além das bordas das pedras cerca de 0,60 cm (1/4 de polegada). Permita que o rejunte cure parcialmente antes de continuar.

    O rejunte deve ser aplicado nas junções entre as pedras (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  4. Remova o excesso de argamassa entre as pedras usando a escova metálica de alvenaria; o rejunte, neste ponto, deve permanecer apenas dentro das bordas das pedras. Varra todas as junções com a escova metálica de 15 cm para remover qualquer material solto.

    Utilize a escova metálica de alvenaria para remover qualquer excesso de material. (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  5. Limpe qualquer resquício de concreto das pedras utilizando uma esponja grande embebida em água limpa; enxague se necessário.

    Utilize uma esponja molhada para limpar o concreto das pedras (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Loading...

O que você precisa

  • Chapa expandida de metal galvanizado
  • Pregos e arruelas galvanizadas de 1 polegada
  • Martelo comum
  • Alicate
  • Mistura para argamassa
  • Carriola (carrinho de mão)
  • Pá (extremidade arredondada ou quadrada)
  • Desempenadeira de concreto
  • Colher de pedreiro
  • Pedra manufaturada
  • Mistura para rejunte (opcional)
  • Bico aplicador de rejunte (opcional)
  • Escova de aço (opcional)
  • Esponja grande (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...