×
Loading ...

Atividades que ensinam as frases para alunos da primeira série

Os alunos da primeira série estão aprendendo a ler e a entender o que constitui uma frase. Ensiná-los a entender como as frases funcionam costuma ser difícil, mas quanto mais eles treinarem, mais proficientes se tornarão. Existem vários tipos de frases diferentes, incluindo afirmativas, interrogativas e exclamativas. Use atividades específicas para ajudar os alunos de primeira série a aprender esses tipos de frases e qual pontuação é a mais adequada para cada uma delas.

Torne as frases divertidas para os alunos (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Prática diária

Muitos professores usam planilhas diárias para ajudar os alunos a aprender as frases, suas partes e pontuação correta. Os tópicos para o ensino de frases básicas incluem deixar sempre maiúscula a primeira letra de cada frase e sempre pontuar a frase ao final. Uma planilha diária para praticar isso pode incluir cinco frases que os estudantes poderão editar. Elas devem incluir erros comuns para que os estudantes possam corrigir. Por exemplo, uma frase poderá dizer: "o menino correu", e o aluno a corrigirá para: "O menino correu".

Loading...

Frases cortadas

Outra atividade ideal para alunos da primeira série é uma planilha de frases cortadas. Ela deve conter cerca de cinco frases com palavras na ordem errada. Os alunos deverão cortar as palavras e colá-las em outra folha para então formar novas frases que tenham sentido.

Complete a frase

Comece outra atividade usando uma folha contendo frases com várias palavras faltando. As palavras faltando representam substantivos, verbos e outros tipos de palavras. Para alunos de pouca idade, faça um jogo que peça verbos e substantivos simples (e lembre de explicar bem essas classes de palavras). Por exemplo, uma frase pode aparecer como: "Uma ____ (substantivo) pulou da plataforma de mergulho." Os alunos deverão preencher o espaço em branco com um substantivo como "mulher" ou "raposa". Essa é uma atividade divertida para ajudar os alunos a aprender os constituintes da frase.

Sinal vermelho, sinal verde

Outra atividade divertida para os alunos envolvendo frases é o jogo "sinal de trânsito". Antes de começar, explique para as crianças que o jogo servirá para ensiná-los a aprender sobre sinais de pontuação. Faça três cartazes com diferentes tipos de finais de frases. Explique que quando segurar um cartaz contendo um ponto final, os alunos deverão ficar paralisados para mostrar que as frases terminam com um ponto final. Escreva uma frase interrogativa em outro cartaz. Explique que ao erguer o cartaz, os alunos deverão ficar parados, colocar as mãos nos quadris e inclinar a cabeça para mostrar que estão pensando em uma pergunta. Isso ajuda a ilustrar que perguntas terminam com um sinal de interrogação. Coloque um ponto de exclamação em outro cartaz. Ao levantá-lo, os estudantes deverão sacudir os braços e pular para mostrar que esse sinal enfatiza a excitação e o entusiasmo. Para continuar, faça os estudantes formarem uma fila em uma área aberta onde possam correr. Você deverá gritar "sinal vermelho" ou "sinal verde". Ao gritar sinal verde, as crianças devem correr; e ao gritar sinal vermelho, elas deverão parar e procurar o cartão contendo o sinal de pontuação que devem representar. Eles deverão fazer sempre os movimentos corretos pedidos no cartão. Esse jogo ensina as crianças que todas as frases terminam com um tipo de pontuação e os ajuda a aprender as diferenças entre cada tipo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...