Atividades para festa de aniversário de 30 anos
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
Para muitos, o aniversário de 30 anos é uma data temida. A idade é vista como um marco, separando de uma vez por todas a juventude da "idade adulta". No entanto, essa é uma época especial: nos conhecemos melhor do que nunca, temos mais serenidade e experiência e -- se tivermos sorte -- ainda temos muito tempo pela frente para viver momentos incríveis. Por isso, celebre a data sem neuras, com uma comemoração para ficar para a memória.
Overview
Dia com as amigas
Comstock/Comstock/Getty Images
Para as mulheres, uma opção é comemorar a data passando o dia com as amigas mais próximas, para dar adeus à década anterior e celebrar as promessas dessa nova fase da vida com quem lhe entende melhor. Convide as garotas para passar algumas horas em um spa ou faça um "spa em casa" para curtir juntas um momento de cuidados consigo mesmas. Em seguida, saiam para tomar uns drinques em algum lugar especial, como um bar badalado ou o terraço de um hotel sofisticado. Para terminar a noite, sigam para uma festa animada em alguma boate ou para o show de uma banda legal.
Um dia diferente
Comstock/Comstock/Getty Images
Essa data também pode ser uma desculpa para fazer algo que você sempre quis mas deixou para depois. Programe-se para ter um dia diferente na companhia de amigos e familiares, com alguma atividade que possa ser realizada na sua cidade ou nas redondezas. Pode ser uma aula de mergulho, um voo de asa-delta, um dia de trilhas ou escalada, uma tarde em um parque de diversões ou uma diária em um hotel-fazenda na sua região. Vale também uma sessão de massagem, uma corrida de kart, um jogo de paintball... o que a sua imaginação mandar!
Vá onde sempre quis ir
John Foxx/Stockbyte/Getty Images
Muita gente se entristece ao completar 30 anos, pensando em todas as coisas que queria fazer ou lugares que queria conhecer até essa data e ainda não fez. Mas nunca é tarde para mudar isso! Escolha algum destino que sempre esteve na sua lista (real ou imaginária) e seja razoavelmente acessível, planeje-se com antecedência, convide amigos e familiares e comemore seu dia com uma viagem inesquecível. Se você não tiver como pagar pela viagem toda, os amigos e a família podem se juntar para fazer uma vaquinha e transformar isso num presente mais do que especial.
Viaje sem sair do lugar
Comstock/Comstock/Getty Images
Se o aniversariante for do tipo viajante, ou se o orçamento e o tempo disponíveis não forem suficientes para cair na estrada de verdade, faça uma festa temática inspirada em viagens para lembrar que ainda há muitos caminhos por percorrer. Use mapas antigos, globos e imagens de malas, aviões, navios e outros meios de transporte para decorar o ambiente. Para o cardápio, escolha pratos típicos de várias regiões do mundo. Se possível, crie uma lista de presentes online, incluindo itens como malas, guias de viagem e outros acessórios para preparar o aniversariante para sua próxima jornada. Afinal, a vida só está começando!
Celebração esportiva
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images
Para um aniversariante com espírito esportivo, nada melhor do que passar o dia envolvido em sua atividade preferida. Reserve um campo de futebol, quadra de basquete, pista de boliche ou qualquer espaço para a prática do seu esporte predileto e convide os amigos para jogar com você. Monte os times, crie camisetas para cada um -- na sua, o número pode ser 30 -- e organize um pequeno campeonato, com direito a torcida e comidinhas para quem estiver só assistindo. Assim, até quem não é muito fã de esportes ou não pode praticar atividades físicas participa da comemoração.
Churrasco no quintal
Comstock/Comstock/Getty Images
Se o clima estiver bom, por que manter a celebração entre quatro paredes? Faça um churrasco no quintal da sua casa ou de algum amigo, decorando o espaço com balões e outros detalhes coloridos. Sirva bebidas variadas e contrate alguém para fazer o churrasco, deixando todos os convidados e anfitriões livres para se divertir. Prepare uma playlist com músicas animadas e organize jogos como pebolim e vôlei. O ideal é começar por volta da hora do almoço, mas a farra não precisa parar quando o sol se pôr: à noite, os convidados podem começar uma rodada de truco ou partir para outra festa.
Festa temática
John Howard/Lifesize/Getty Images
Festas temáticas podem ser muito divertidas em qualquer idade, desde que se adequem à personalidade do aniversariante e que os convidados entrem no clima da comemoração. Para celebrar seus 30 anos, um tema divertido é "viagem no tempo", mostrando como o mundo mudou desde que você nasceu. Você também pode decorar o ambiente com coisas populares da época da sua adolescência, desde brinquedos a bandas e filmes -- e, é claro, vestir-se como fazia naqueles tempos. Assim, até o processo de preparação da festa é divertido: junte amigos da mesma idade e faça uma lista com os aspectos mais marcantes da década em que nasceram.
Fazendo listas
Creatas/Creatas/Getty Images
Recapitular sua vida e planejar o futuro com a ajuda de amigos e familiares também pode ser muito divertido. Durante a festa, que pode ser uma grande celebração ou um simples jantar em casa, peça ajuda aos convidados para fazer uma série de listas. Você pode, por exemplo, elencar 30 coisas que já conquistou ou experiências que viveu até hoje, 30 lugares mais interessantes que já visitou ou 30 coisas que não sabia quando tinha 20 anos. Outra opção é olhar para a frente, listando 30 coisas que quer fazer no próximo ano, ou nos próximos 30 anos.
Mais Artigos
Diversão em família para um dia chuvoso→
Ideias baratas de festa de aniversário para um adolescente de 14 anos→
Ideias para uma festa de aniversário de 38 anos→
Como organizar uma festa da amizade→
Surpresas para quando seu marido voltar de uma longa viagem→
Ideias para uma festa de aniversário de 45 anos→
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Luísa Ferreira holds a bachelor's degree in Journalism from Universidade Federal de Pernambuco (Brazil) and a MA in communications from Universidad de Valladolid (Spain). She currently works as a digital copywriter and is also the author of the travel blog Janelas Abertas.
Créditos Fotográficos
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images