×
Loading ...

Atividades com massa de modelar para a educação infantil

Amassar, apertar e construir com massa de modelar é muito divertido para crianças pequenas, mas os professores e responsáveis sabem que a atividade também é uma experiência de aprendizagem. Usar massinha torna o aprendizado divertido e fornece a oportunidade para que as crianças explorem muitos tópicos, incluindo línguas, matemática, arte e conceitos iniciais de ciências. A chave é conversar com as crianças sobre o que elas estão fazendo enquanto estão brincando com a massinha. Forneça atividades dirigidas que abordem o padrão escolar de aprendizado das crianças, mas deixe um tempo para brincar livremente e estimular a imaginação.

As crianças desenvolvem muitas habilidades enquanto brincam com massa de modelar (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Fazer comida

Sugerir que as crianças façam comida com a massa de modelar pode ser divertido e todos podem fingir um banquete depois que terminarem. Você pode direcioná-los a fazer uma refeição específica, como jantar, ou deixar que escolham sua própria comida. Além disso, você também pode fornecer ferramentas de cozinhas de plástico para moldar a massinha, oferecer copos de medidas e colheres e usar a atividade para uma aula de matemática sobre números e medidas. Forneça cortadores de biscoito e fale sobre as formas que eles fazem.

Loading...

Crie objetos

Peça para as crianças modelarem seu animal preferido. Discuta curiosidades sobre os animais em uma aula de ciências e peça que façam um objeto que acompanhe o animal, como um ninho para um pássaro ou uma coleira para um cachorro. Outra atividade é pedir que as crianças façam uma estrutura onde pessoas possam habitar, como uma casa ou tenda. Converse sobre quem pode viver nessas casas e que tipo de material por ser usado na estrutura.

Use ferramentas

A massinha é fácil de modelar com as mãos, mas usar ferramentas ajuda no desenvolvimento das habilidades motoras finas das crianças. Você pode dar ferramentas especificamente feitas para usar com massinha, ou pode oferecer talheres de plástico para moldar a massa. Use copos de plástico para moldar e construir um castelo, ou use pinos para fazer formas planas. Ofereça pequenas abóboras e diga para as crianças fazerem rostos colocando pedaços de massinha.

Jogos livres

Um jogo livre é importante para desenvolver a imaginação e explorar a arte. Distribua ferramentas e diferentes cores de massa de modelar e deixe que as crianças façam o que quiserem. Peça que expliquem o que estão fazendo para ajudar a desenvolver as habilidades linguísticas. Use palavras para descrever o que eles estão fazendo, como "achatar" e "fatiar". Faça sugestões gentis baseadas no que as crianças estiverem fazendo, como fazer um balde para segurar as pedras que estão modelando.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...