Atividades para usar com "Quem mexeu no meu queijo?"
Digital Vision./Digital Vision/Getty Images
"Quem mexeu no meu queijo?" é uma história motivacional que explora a ideia de mudança através das provações e tribulações de um grupo de personagens em busca de queijo. Essa história tem sido utilizada por professores de escolas, de universidades e gestores do mundo inteiro para ensinar a importância e a necessidade de mudança e como lidar com isso apropriadamente. Usar atividades junto com a história ajuda a levar a mensagem do livro aos leitores.
Peça teatral
Selecione quatro participantes do seu grupo. Deixe cada um representar um personagem do livro. Os participantes devem fazer sua versão da parte em que os dois grupos voltam à "Estação de Queijo C" e não encontram o queijo. Diga a eles para atribuírem ao "queijo" um valor que representa a coisa mais importante em suas vidas. Cada participante deve colocar para fora a resposta para o seu "queijo", de acordo com o seu personagem. Depois, discuta como foi difícil ou fácil para desempenhar o papel e como cada participante provavelmente reagiria de verdade em cada situação. Explore como a mudança afeta as pessoas e como elas podem trabalhar pessoalmente para se preparar para uma mudança e reagir de acordo.
Mudar de sala
Se você está apresentando um seminário, uma sessão de treinamento ou uma reunião, pode usar essa atividade para analisar como os participantes respondem às mudanças. Reúna-os em uma sala no início do dia e, quando eles forem para uma pausa ou almoço, reorganize a sala, colocando mesas e cadeiras em direções opostas do que estavam no início do dia. Pendure novos quadros nas paredes e adicione novos objetos na sala. Quando os convidados voltarem para a sala, faça eles se sentarem e, em seguida, pergunte se eles perceberam alguma coisa diferente na sala de reuniões. Pergunte como se sentiram quando entraram na sala e tente ter uma ideia de suas reações iniciais.
Brincadeira com bola
Junte os participantes em um círculo. Passe uma bola e, cada vez que ela chegar na primeira pessoa que jogou, anuncie uma nova maneira de passar a bola. Por exemplo, durante a primeira rodada, peça aos participantes para passarem a bola para a pessoa à direita deles. Na segunda rodada, peça para passarem para a pessoa diretamente na frente deles. Na terceira, peça aos participantes para baterem a bola três vezes e, em seguida, passá-la para a pessoa de sua escolha. Continue desse jeito, usando diferentes métodos. No final, pergunte como eles se sentiram cada vez que o padrão mudou. Veja se eles se sentiram nervosos, irritados ou entusiasmados.
Cartazes
Faça com que os participantes criem um cartaz para demonstrar suas ideias de mudança do livro ou da vida real. Deixe eles usarem revistas, jornais e fita ou cola. Limite-os a usar apenas cores e figuras, nenhum texto. Depois de cada participante ter completado o seu cartaz, deixe-os compartilhar com o resto do grupo. Peça para explicarem cada imagem selecionada.
Mais Artigos
Jogos para quebrar o gelo com estudantes de Inglês→
Atividades e brincadeiras para crianças de 12 e 13 anos→
Jogos sociais para conhecer pessoas novas em festas→
Atividades seguras com olhos vendados na sala de aula→
Jogo de perguntas para despedida de solteira→
Ideais para ensinar pronomes para alunos do 4º ano→
Referências
- "Quem mexeu no meu queijo?"; Spencer Johnson; 1998 [em inglês]
- Experiential Learning: Jogos de mudança [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Miranda Brookins is a marketing professional who has over seven years of experience in copywriting, direct-response and Web marketing, publications management and business communications. She has a bachelor's degree in business and marketing from Towson University and is working on a master's degree in publications design at University of Baltimore.
Créditos Fotográficos
Digital Vision./Digital Vision/Getty Images