×
Loading ...

Atividades sobre ecossistemas para crianças do ensino fundamental

Os ecossistemas são combinações de espécies de seres vivos, plantas, animais e organismos menores, interagindo para servirem uns aos outros, geralmente na área da alimentação. Como todos nós dependemos de plantas ou animais (ou ambos) para a alimentação, os ecossistemas conectam todos os seres vivos entre si. Atividades sobre o nosso ecossistema podem ajudar os alunos do ensino fundamental a entenderem como ele funciona.

Use atividades para explicar os ecossistemas para os alunos (tiny insect and food. image by mdb from Fotolia.com)

Simulação de ecossistema

O site do National Geographic Xpeditions tem um exercício de simulação que mostra às crianças como os ecossistemas funcionam. Você já pode ter dito aos seus alunos que alguns ecossistemas estão em perigo, mas eles podem não entender a gravidade isso.

Discuta sobre alguns dos animais com os quais os alunos estejam familiarizados e quais são as necessidades deles. Peça a cada estudante para participar como "planta" ou "animal" e ficar ao longo da parede. Diga para todos de um determinado tipo de planta se sentarem, explicando que essas plantas teriam sucumbido. Destaque para os alunos que quando essas plantas morrem, não são apenas elas que são afetadas, mas também os animais que dependem delas -- o que significa que esses "animais" podem se sentar, também. Explique que isso é o que acontece nos ecossistemas onde os seres vivos dependem uns dos outros.

Loading...
Ajude os alunos a entender que muitas espécies são afetadas quando uma morre (former forest image by Andrew Kazmierski from Fotolia.com)

Cadeia Alimentar

As cadeias alimentares são exemplos de ecossistemas, porque mostram como um animal é dependente de outro. Deixe que os alunos criem a sua própria cadeia alimentar. Você precisará de rolos de papel toalha vazios cortados em 12, 10, 7,5, 5 e 2,5 cm (será necessário um de um de cada comprimento). Peça à uma criança para alinhá-los, do mais alto para o mais curto, e para escolher um ecossistema que ela queira representar. O Remote Sensing Tutorial do Dr. Nicholas Short, apresentado pela NASA, tem alguns a partir do quais ele possa escolher, em um gráfico intitulado "Sample Food Chains".

Quando ele decidir qual deles quer fazer, diga-lhe para desenhar imagens de cada um desses animais ou plantas e, em seguida, recortá-los e colá-los nos rolos de papel toalha. O rolo mais curto será o primeiro item da cadeia alimentar e o mais alto será o último animal. Por exemplo, se ele fizer um bioma de pastagens, a ordem seria grama, gafanhoto, rato, cobra e gavião, do mais baixo para o mais alto.

Para tirar o máximo de proveito dos rolos de papel toalha, peça-lhes para virá-los e fazer um novo ecossistema pelo outro lado. Caso prefira, o site Natureza Watch fornece kits prontos para uso.

Diversos animais dependem das gramíneas na cadeia alimentar (Grassland image by Galyna Andrushko from Fotolia.com)

Móbile de cadeia alimentar

Com o móbile de cadeia alimentar, os alunos podem ter algo que relembre de como nossos ecossistemas funcionam. Eles precisarão de um prato de papel, um furador, alguns fios, material de desenho e cartolina. Peça às crianças que desenhem um ecossistema em um pedaço de papel e recortem cada animal ou planta. Eles devem perfurar um orifício na parte superior de cada peça e vários ao longo da borda do prato de papel, em seguida, amarrarem um pedaço de fio de 30 cm através do orifício no animal. A outra extremidade desse fio será amarrada em um dos furos no prato. Para pendurar os móbiles, um pedaço de fio deve ser colado no centro do prato e a outra ponta usada para prendê-lo ao teto.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...