×
Loading ...

Como fazer uma bainha nas cortinas com uma máquina de costura overloque

Fazer uma bainha poderá ser um trabalho chato, especialmente longo e quase interminável em uma cortina nova. Evite a máquina de costura comum e tenha vantagem utilizando a overloque para criar uma bainha de cortina elegante e atrativa. Utilize o ajuste para bainha enrolada na overloque para obter um acabamento elegante sem perder tempo passando e costurando como faria normalmente. Esse acabamento funciona especialmente bem em tecidos leves, finos ou difíceis de se fazer bainha.

Instruções

Evite a máquina de costura comum e tenha vantagem utilizando a overloque (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Corte cuidadosamente o tecido desfiado das cortinas. Mantenha as cortinas com o caimento seguindo a gramatura do tecido em linha reta, para que caiam uniformemente quando forem penduradas.

    Loading...
  2. Coloque as agulhas novas na overloque. Remova tanto a agulha direita ou esquerda de uma overloque de quatro fios, dependendo do tipo de máquina que tiver. Coloque fio de boa qualidade ou escolha fios decorativos de viscose, particularmente para o laçador (também conhecido como looper) superior. Encaixe a chapa da agulha na overloque. Instale o pé calcador para bainha enrolada na máquina se for necessário ou estiver disponível.

  3. Ajuste o comprimento do ponto para o mais curto possível. Ajuste a largura do ponto tao estreito quanto for possível para atingir um espaço mais fechado na bainha enrolada. A tensão da máquina para fazer as bainhas deverá ser ajustada também. A tensão da agulha e do laçador superior deverá ser ajustada para normal e a do laçador inferior deverá ser aumentada. Experimente dessa forma, mas muitas overloques precisarão de ter a tensão aumentada o quanto for possível para criarem uma bainha enrolada elegante nas cortinas.

  4. Corte qualquer fio solto ou desfiado dos painéis de cortinas. Passe-os bem.

  5. Passe as cortinas pela overloque deixando os pontos formarem uma bainha elegante e enrolada. Faça bainhas em cada um dos lados dos painéis de cortina. Costure até a quina, então erga o pé calcador. Vire o tecido em 90 graus e costure a próxima bainha. Continue até que tenha feito bainha em todas as cortinas.

Loading...

O que você precisa

  • Uma linha para overloque de boa qualidade e que combine com a cortina
  • Painéis de cortina de tecido
  • Ferro e tábua para passar roupas
  • Tesoura afiada
  • Máquina overloque
  • Agulhas novas para a overloque

Referências

Loading ...
Loading ...