×
Loading ...

Como usar uma balança para contagem

A pesagem é útil para se medir objetos que, por serem numerosos, não podem ser contados manualmente. Companhias vendem balanças especiais de contagem que mostram o número de pequenos objetos similares, como parafusos, mas também é possível usar uma balança para fazer a mesma tarefa, com alguns cálculos. O melhor resultado será alcançado se o peso de todos os objetos for aproximadamente igual e se seu peso for medido com precisão.

Instruções

Use uma balança para contar pequenos objetos (scale image by timur1970 from Fotolia.com)
  1. Coloque um recipiente vazio na balança e pressione o botão para colocar a "tara" no valor zero, se sua balança tiver essa função, se não, anote o peso exato do recipiente.

    Loading...
  2. Separe uma quantidade como amostra dos itens e coloque-os no recipiente. Quanto mais objetos você incluir na amostra, mais exata sua conta final será, especialmente se houver variações em seus pesos individuais. Tente contar ao menos 10% do número dos itens que quer saber o peso total.

  3. Calcule o peso exato dos itens separados, sem incluir o recipiente. Se você usou a função "tara" na sua balança, simplesmente leia o peso total mostrado. Se não, subtraia o peso do recipiente do peso total.

  4. Divida o peso dos itens pelo número de itens para encontrar o peso médio de cada um. Por exemplo, se 25 objetos pesaram 340 g sem o recipiente, 340 dividido por 25 será igual a 13,6 g, ou seja, o peso de cada item.

  5. Coloque um recipiente vazio na balança e use a função tara novamente ou anote o peso do recipiente. Encha-o com os objetos que quer contar.

  6. Descubra o peso dos objetos isolados, sem o recipiente, assim como mostrado no Passo 3.

  7. Divida o peso total pelo peso de cada item. Arredonde o resultado para o número inteiro mais próximo. O resultado será o número de itens do recipiente.

Loading...

O que você precisa

  • Recipiente
  • Calculadora

Referências

Loading ...
Loading ...