Como bordar uma camisa à mão

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

O bordado, a habilidade de costurar desenhos em tecidos, já existia como um ofício muito antes de ser dado um nome. De acordo com a Encyclopedia Britannica, as ilustrações não são encontradas apenas em pinturas de roupas em tumbas egípcias, capas de sofá, cortinas e tendas decoradas com esse tipo de bordado, mas também pinturas em vasos gregos mostram trajes acolchoados cobertos com bordado. Diversos pontos e nós, utilizados em desenhos bordados, criam efeitos diferentes. Esses pontos são feitos em tecidos de veludo e lã a tecidos mais leves, como algodão, linho e seda. Padrões contemporâneos e clássicos estão disponíveis on-line. Padrões originais também são fáceis de desenhar em papel vegetal. Hoje, o bordado é um passatempo relaxante e bordados são presentes bem-vindos.

Bordando uma blusa

Passo 1

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Desenhe uma figura, uma cena ou um tema de folhas, flores ou formas geométricas em papel vegetal ou escolha um entre os muitos temas padrões e cenas disponíveis em livros de artesanato ou on-line para traçar o padrão.

Passo 2

Photodisc/Photodisc/Getty Images

Separe os aros de bordado. Estique a área a ser costurada ao longo de um aro, colocando o outro sobre o tecido. Manter o tecido esticado ajuda a ver e trabalhar o desenho. Para bordar o colarinho da camisa ou a borda da camisa, o tecido deve ser segurado na mão.

Passo 3

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Fixe com um alfinete ou costure -- com grandes pontos soltos para depois remover -- o papel vegetal fino no tecido.

Passo 4

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Costure ao longo do padrão com uma linha de bordar ou fita passada em uma agulha, usando qualquer tipo de ponto que encaixe melhor na finalidade do projeto.

Mais recentes

×