Brincadeiras de aniversário das princesas da Disney
Visage/Stockbyte/Getty Images
Uma festa de aniversário das princesas da Disney permite que as crianças vivam a fantasia de serem suas princesas favoritas, como Branca de Neve e Cinderela, ou mais recentes como a Tatiana de "A princesa e o sapo". Tanto meninas quanto meninos podem brincar juntos com atividades dentro dessa temática.
Brincadeira da sapatilha da Cinderela
A ideia é imitar a sapatilha perdida da Cinderela. Depois de colocar um dos sapatos em uma pilha de sapatos, as crianças pegam algum que não seja o delas e tentam encontrar o dono. A última criança a receber o sapato, como a Cinderela no filme, recebe o prêmio. Em uma versão alternativa, as crianças procuram pela "sapatilha perdida" da Cinderela depois que um adulto esconde todos os sapatos delas e coloca uma sapatilha no pé de uma das crianças. Quem encontrar a sapatilha vence.
Brincadeira de estátua
Com músicas da Disney tocando, todas as crianças dançam até que uma madrasta malvada aparece para "congelar" todo mundo no "Baile real das estátuas". Quando a madrasta malvada (uma adulta) parar a música, as crianças congelam. As que não conseguirem ficar paradas saem do jogo. Quando a música voltar a tocar, as crianças devem voltar a dançar. A última criança restante ganha.
Para o "Pique estátua da rainha e rei malvado", uma criança é o rei ou rainha, enquanto as outras são os príncipes e princesas. A rainha deve perseguir os outros, e quem ela pegar precisa ficar parado como estátua até que outra criança a toque. Quando a rainha congelar todos, ou um adulto disser para parar, o jogo acaba. A primeira criança a ser pega vira a rainha ou rei na próxima rodada.
Brincadeira de beijar o sapo
Uma "princesa" vendada procura um sapo para "beijar". Um adulto escolhe uma criança para ser a princesa, enquanto o resto das crianças pega papéis de um saco; em um papel está escrito "sapo" enquanto os outros têm "animal". Segurando um chocolate Kiss da Hershey's, que representa o beijo, a princesa diz "Com esse beijo o sapo se torna um príncipe". Nesse momento, as crianças que estão ao redor da princesa em um círculo fazem sons de animais e só o sapo "coaxa". Usando o coaxar como guia, a princesa vendada precisa caminhar até o sapo. Quando encontrar o suposto sapo, ela dá o chocolate. Se a princesa acertar, o sapo fica com o chocolate, mas fica fora da próxima rodada, enquanto a criança que estiver ao lado dela vira a princesa. Se a princesa errar, o sapo devolve o chocolate. A princesa fica fora da próxima rodada e o sapo se torna a princesa.
Corrida de vestir fantasias
O anfitrião organiza "princesas" contra "príncipes" ou time contra time para uma corrida de vestir fantasias. O adulto determina a linha de partida e a de retorno. Cada time ganha uma bolsa ou mala com roupas da "realeza" que sirvam nos príncipes e princesas. O primeiro jogador abre a bolsa, veste as roupas, fecha a bolsa e corre para a linha de retorno. Lá ele vai remover as roupas, colocar de volta na bolsa e correr com ela de volta para a linha de partida, onde o próximo jogador vai estar esperando para repetir o processo. O primeiro time a terminar vence.
Brincadeira da maçã envenenada da Branca de Neve
Um adulto esconde várias maçãs pela área da festa. Uma das maçãs vai ser a "envenenada" e será marcada com uma fita verde no talo. O adulto diz às crianças que a Branca de Neve precisa que elas encontrem a maçã envenenada antes que ela comece a recolher maçãs. A criança que encontrar primeiro a maçã envenenada ganha.
Brincadeira do "Quem sou eu?"
As crianças devem tentar adivinhar a identidade da princesa em um adesivo de princesa que foi colado em suas costas. Uma de cada vez, as crianças perguntam umas às outras perguntas de sim ou não. A primeira criança a adivinhar com a menor quantidade de perguntas vence.
Referências
Sobre o Autor
Jim Radenhausen is a freelancer who began writing professionally in 1998. A resident of Reeders, Pa., he spent over two years working at the "Eastern Pennsylvania Business Journal." Radenhausen received his bachelor's degree in English/professional writing from Kutztown University in 1997.
Créditos Fotográficos
Visage/Stockbyte/Getty Images