×
Loading ...

Brincadeiras para crianças autistas

Crianças autistas gostam de brincar e usar sua imaginação como qualquer outra criança. Jogos e brincadeiras estimulam o desenvolvimento do cérebro e ajudam a melhorar a coordenação motora. Muitas crianças que sofrem de autismo gostam dos mesmos jogos que crianças em idade pré-escolar. Estas crianças precisam de interações sociais para vencer a ansiedade e o comportamento introvertido. O "Sunday Times" relata que brincar com Lego ajuda o autista a se comunicar e usar sua imaginação.

Jogos dão às crianças que sofrem de autismo um motivo para sorrir (Happy Toddler image by Mary Beth Granger from Fotolia.com)

Pintura a dedo

A pintura a dedo é uma atividade pré-escolar muito benéfica para crianças autistas. Leve as crianças ao ar livre e coloque jornal sobre uma mesa de piquinique ou no chão. Dê a cada criança uma cartolina grossa. Peça que elas molhem o dedo na tinta e criem desenhos no papel. Esta atividade é indicada para crianças com autismo leve e moderado. Crianças com autismo grave podem tentar comer a tinta. Compre tinta atóxica por precaução.

Loading...

Montar casas de Lego

Ajude sua criança autista a montar sua primeira casa de Lego com peças de tamanho médio. O Lego ajuda essas crianças a usar a coordenação visual-motora, e a coordenação motora propriamente dita. Elas também gostam de construir e criar coisas. Brincar com Lego ajuda essas crianças a associar certas formas com objetos. Por exemplo, uma criança com autismo pode associar um quadrado ao alicerce de uma casa. Você pode ajudar a criança a montar outros objetos. Existem Legos de diferentes tamanhos. Não dê peças pequenas à criança se ela tiver tendência a por coisas na boca. Alguma supervisão é necessária.

Legos grandes são os melhores para crianças autistas com menos de cinco anos (lego 1 image by Nathalie P from Fotolia.com)

Colagem com adesivos coloridos

Crianças que sofrem de autismo gostam de desenhar e rabiscar. Dê a cada criança uma cartolina grande e gizes de cera. Ajude-as a desenhar formas ou rabiscar o papel. Esta atividade motiva-os a usar as mãos e a imaginação. É possível que a criança precise de ajuda, dependendo do grau de severidade do autismo. Dê adesivos coloridos e em auto-relevo para as crianças colarem na cartolina como preferirem.

Empilhar blocos

Blocos são um excelente brinquedo para crianças autistas. Mostre-as como construir uma torre de blocos, empilhando-os junto com elas. Esta atividade simples incendeia seus cérebro e imaginação. Use blocos coloridos porque a cor alegra a criança autista e estimula seus pensamentos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...