×
Loading ...

Cadeia alimentar da floresta decídua

As florestas decíduas são dominadas por árvores de folhas largas que caem anualmente durante um determinado período do ano, seja no inverno ou em uma estação de seca. A cadeia alimentar desse ecossistema descreve a transferência de energia, desde os produtores até os consumidores e decompositores.

A cadeia alimentar da floresta decídua verifica a circulação de energia através de nichos ecológicos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Produtores

Uma grande variedade de produtores da floresta decídua fazem o trabalho de conversão de luz solar em energia utilizável para a alimentação. Junto às bactérias, as plantas são os principais produtores nesse ecossistema, desde herbáceas até grandes áceres, faias e outras árvores de folhas largas.

Loading...
As plantas são produtores importantes em qualquer floresta decídua (lupine image by Einar Bog from Fotolia.com)

Consumidores primários

Os herbívoros são consumidores primários, ou seja, eles comem os produtores. Em uma floresta decidual típica do Hemisfério Norte, pode-se citar como exemplo de consumidores primários os roedores, como ratos e ratazanas, mamíferos ungulados, como veados e alces, lagomorfos, como coelhos, e uma série de pássaros que se alimentam de sementes e nozes.

Coelhos são consumidores primários comuns em florestas decíduas (eastern cottontail rabbit (sylvilagus floridanus) image by Bruce MacQueen from Fotolia.com)

Consumidores secundários

Os animais herbívoros são, por sua vez, caçados e comidos pelos consumidores secundários, os predadores da floresta decídua. Dependendo da localidade global, pode-se citar pequenas serpentes, corujas, coiotes, linces ou até mesmo tigres de Amur, que caçam veados e javalis nas florestas decíduas do Extremo Oriente russo e em áreas próximas à China.

Um tigre de Amur é um exemplo extremo de consumidor secundário da floresta decídua (siberian tiger image by Tom Curtis from Fotolia.com)

Decompositores

Vários tipos de fungos, bactérias do solo e invertebrados são apenas alguns dos decompositores da floresta decídua, aqueles que decompõem a matéria orgânica. Mesmo um consumidor secundário, como uma raposa-vermelha ou um açor, acabará sendo processado por esses organismos essenciais.

Decompositores comuns da floresta decídua incluem minhocas e fungos (Earthworms image by Ana Dudnic from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...