×
Loading ...

Como fazer uma cadeira de madeira para jardim

No verão, o quintal de casa é um lugar incrível. Seja tomando uma limonada com a família ou olhando para o céu à noite com alguém especial, pode-se ter momentos mágicos. Fazer algumas cadeiras para o quintal pode proporcionar esses momentos mais facilmente.

Instruções

Cadeira de jardim (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Elaboração

  1. Meça e corte as peças com a serra de mesa: duas pernas dianteiras com 65 cm de comprimento, duas pernas traseiras com 90 cm de comprimento, quatro suportes de assento com 36 cm de comprimento, peças dianteiras e traseiras com 55 cm; duas calhas laterais e dois suportes centrais com 58 cm cada, um par de blocos de apoio com 15 cm, dois braços com 60 cm e seis suportes com 9 cm.

    Loading...
  2. Faça as ripas do assento. Corte algumas peças com 60 cm e, em seguida, divida em pedaços de 4 cm de largura, e duas ripas com 58 cm de largura. Para as ripas do encosto, corte três peças de 60 cm de largura.

  3. Dê forma às partes. Para as calhas laterais e suportes centrais, comece e termine com 6 cm em ambas as extremidades, corte o contorno do assento escolhido. Meça e marque 9 cm a partir da extremidade traseira de um dos apoios de braço, e, em seguida, marque 2,5 cm e 4,5 cm em ambos os lados. Faça um retângulo a partir dessas três marcas, e corte esse encaixe. Repita esta etapa no outro braço.

  4. Lixe todas as peças para remoção de farpas.

    Montagem

  1. Coloque um pouco de cola na parte da frente de um dos suportes do assento e, em seguida, coloque a perna dianteira em cima alinhando as bases. Parafuse as duas peças no suporte do assento. Repita a operação com a outra perna dianteira e nas pernas traseiras.

  2. Coloque uma perna dianteira e uma traseira em paralelo para montagem. Coloque uma calha lateral entre as duas para que fique no canto criado pela perna e o suporte lateral, deixe um espaço de cerca de 2,5 cm entre a parte da frente ou de trás da cadeira e a extremidade correspondente à calha lateral. Cole e parafuse-a no lugar. Repita este passo, espelhado, na outra calha e pernas, para a montagem das laterais.

  3. Localize o meio das peças dianteiras e traseiras da armação da cadeira, cole e parafuse os suportes no centro dessas peças. Após finalizar uma das peças, use-a como guia para a outra.

  4. Esprema um pouco de cola no espaço criado na perna dianteira pela lateral da calha. Segure a peça dianteira perpendicularmente à lateral montada e empurre-a para o lugar. Parafuse a peça frontal na calha lateral. Repita o procedimento na calha traseira deste lado.

  5. Parafuse e cole os suportes centrais nos blocos de apoio. Cole um suporte central em ambos os lados dos blocos de apoio e parafuse-os no lugar.

  6. Cole o outro suporte lateral no lugar, nas calhas dianteiras e traseiras e, em seguida, parafuse-o.

  7. Parafuse as pernas dianteiras e traseiras na parte da frente e de trás e, em seguida, vire a cadeira e repita esta etapa. Vire-a de cabeça para cima.

  8. Cole e lixe as ripas mais largas do assento no lugar, sobre as estruturas dianteiras e traseiras. Cole e lixe as ripas estreitas no contorno do assento.

  9. Cole duas ripas de um lado das pernas ao outro, acima do assento. Parafuse-os no lugar para formar uma superfície plana. Repita a operação na outra perna dianteira.

  10. Coloque a ranhura de um braço em torno da protuberância da perna traseira e, em seguida, prenda a parte dianteira do braço no topo da superfície. Marque a parte inferior do braço na perna traseira. Repita no outro lado.

  11. Parafuse e cole as ripas restantes para fora da cadeira na posição marcada anteriormente. Prenda os apoios de braço nas ripas usando cola e pregos de acabamento.

  12. Instale as ripas do encosto de um lado a outro na parte de trás. Cole e lixe uma, abaixo dos apoios de braço e duas acima deles.

Loading...

Dicas

  • Caso deseje inclinação no encosto da cadeira, meça e marque até a metade das pernas traseiras. Marque o lugar desejado na extremidade superior das pernas e corte um pedaço triangular da parte de trás.
  • Caso queira ser ecologicamente correto ou deseje poupar algum dinheiro com os materiais, reaproveite toda a madeira necessária de paletes velhos. Consulte a seção "Recursos" para mais dicas.
  • Após a montagem, envernize, pinte ou passe betume, como preferir, e impermeabilize-a contra intempéries.

O que você precisa

  • 10 peças de 2,5 cm x 10 cm de 2,5 m de comprimento
  • Serra circular ou de mesa
  • Lixa
  • Cola de madeira
  • Parafusos de madeira de 3 cm
  • Pregos de acabamento
  • Impermeabilizante
  • Verniz (opcional)
  • Tinta ou betume (opcional)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...