×
Loading ...

Os cães espumam pela boca quando contaminados pelo parvovírus?

O parvovírus canino é uma infecção viral séria altamente contagiosa que pode deixar cães adultos doentes e ser fatal para filhotes. Ela infecta o trato gastrointestinal e causa vômito e diarreia graves. Os cães que espumam pela boca podem ter o parvovírus ou um problema de saúde mais sério.

Os cães com parvovírus sofrem de vômito e diarreia (stray sleeping dog image by Cherry-Merry from Fotolia.com)

História

O parvovírus é uma doença relativamente nova em cães, aparecendo no início dos anos 70 na forma do CPV-2. Ele evoluiu do parvovírus felino e afetou as populações caninas e só foi controlado quando uma vacina foi desenvolvida. Desde que apareceu, o parvovírus existe em quatro cepas: CPV-2, CPV-2a, CPV-2b e CPV-2c. Ele existe em todo o mundo e, mesmo que os cães sejam vacinados contra a doença, alguns ainda morrem por causa dela.

Loading...

Sintomas

Os sintomas comuns do parvovírus incluem diarreia com odor desagradável, às vezes misturada a muco e sangue, vômito, falta de apetite, febre alta (acima de 39 °C), dor abdominal forte e desidratação. Espumar pela boca não é descrito como um sintoma, mas o vômito pode ser confundido com a espuma.

Doenças que fazem o cão espumar

Uma doença que as pessoas costumam associar a este sintoma é a raiva. O cão espuma pela boca quando contaminado por ela porque sua garganta e boca são paralisadas e ele não consegue engolir. Como resultado, ele baba e espuma. A cinomose e a pseudo-raiva também podem causar baba excessiva e a espuma. Um cão que tenha algo preso na boca ou garganta também pode espumar devido à salivação em excesso. Da mesma maneira, problemas ou abscessos dentários podem causar o mesmo sintoma.

Prevenção/Solução

Doenças como o parvovírus, a cinomose e a raiva podem ser prevenidas com vacinas. A pseudo-raiva é causada por alimentar um cão com carne suína crua infectada com o vírus, então evite alimentá-lo com esse tipo de carne. Escovar os dentes de seu cão e levá-lo a um veterinário para uma limpeza dentária regularmente ajudará a evitar problemas e abscessos dentários. Tanto a cinomose quanto o parvovírus podem ser transmitidos através de seus sapatos e, no caso da cinomose, através de suas mãos e roupas. Borrifar seus sapatos com uma solução de uma parte de alvejante para dez de água neutralizará o vírus. Lave suas mãos e troque suas roupas se você esteve com outros cães. Se seu filhote ainda não recebeu todas as vacinas, tenha cuidado com onde o leva, pois ele pode contrair doenças pelo solo infectado.

Advertência

Se seu cão começar a espumar pela boca ou apresentar sintomas do parvovírus, leve-o ao veterinário para um exame completo. Todas as doenças mencionadas são sérias e podem ser fatais sem tratamento. No caso da raiva, existe um sério risco de saúde a você e a qualquer pessoa que entre em contato com seu cachorro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...