×
Loading ...

Como calcular os amperes de uma tomada usando um multímetro

Um ampere é uma medida da intensidade do montante de corrente elétrica que passa em um ponto específico no circuito. Você não pode medir diretamente a carga de amperes de uma tomada, pois isso criaria uma fonte de energia de carga zero e abriria o disjuntor elétrico, causaria um curto-circuito e possivelmente quebraria o seu multímetro. A maioria das lojas fornece um máximo de 15 amperes. Na construção moderna, os construtores instalam tomadas de 20 ampères em cozinhas para fornecer energia adicional para dispositivos de aquecimento.

Instruções

Medir os amperes requer um dispositivo para usar a eletricidade (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  1. Desligue o aparelho da tomada. Corte o fio energizado do dispositivo com um alicate. Este é o fio com a garra menor no plugue.

    Loading...
  2. Descasque cerca de 1 cm de isolamento da extremidade de ambos os fios cortados. Enrole o fio que vai até o plugue em torno da ponta da sonda vermelha do multímetro. Enrole o fio que vai até o dispositivo em torno da ponta da sonda preta. Enrole as conexões com fita isolante para que não possam entrar em contato entre si.

  3. Ajuste o botão do medidor para a configuração de corrente (A). Plugue o aparelho na tomada e ligue o dispositivo.

  4. Leia a quantidade de amperes do dispositivo específico no visor do medidor.

Loading...

Dicas

  • Não insira as sondas do multímetro diretamente na tomada. Não se pode ler amperes dessa maneira.

Aviso

  • Nunca toque nos fios desencapados ou coloque-se em uma situação dessas. Há energia suficiente em uma tomada elétrica para parar seu coração.

O que você precisa

  • Multímetro
  • Dispositivo elétrico
  • Alicate
  • Descascador de fios
  • Fita isolante
Loading ...
Loading ...