×
Loading ...

Como calcular a força para cada rosca de parafuso

Calcular a força de cada rosca de parafuso é algo que pertence mais ao ramo da física do que dos reparos domiciliares. Isso envolve relações de torque-tensão e elas podem mudar dependendo das variáveis. Você pode precisar fazer esse cálculo para garantir que tem as ferramentas corretas e poder aplicar a força adequada no projeto em que está trabalhando.

Instruções

O cálculo de uma força para um parafuso geralmente se resume à matemática (screw image by Dariusz Urbanczyk from Fotolia.com)
  1. Escolha o parafuso que irá medir. Mantenha a embalagem -- se a tiver -- para usar como referência para medidas.

    Loading...
  2. Determine as medidas do parafuso. Isso inclui o tamanho da rosca, acabamento e força tensora. Essas medidas devem estar listadas na embalagem do parafuso. Com esses parâmetros, terá uma precisão muito maior na determinação da força do parafuso.

  3. Meça o parafuso se não tiver as medidas disponíveis. Você pode precisar "chutar" as medidas de acabamento e força de torção. Isso diminuirá a precisão dos resultados. Um livro de engenharia pode ter uma lista das medidas, baseada em parâmetros padrões.

  4. Coloque as medidas em uma calculadora on-line de fórmula. Se não tiver acesso a uma, determine a força para cada rosca de parafuso manualmente. Uma fórmula é T = DKF, com T sendo o torque, D sendo diâmetro ou tamanho da rosca, K sendo o fator ou coeficiente de torque -- isto é, acabamento -- e F sendo a força -- isto é, a força tensora.

Loading...

Dicas

  • Alguns programas, como o TORKSense, têm um banco de dados para parafusos padrões e outros tipos.

Aviso

  • Calcular a força para cada rosca de parafuso não é uma ciência precisa por causa das muitas variáveis que mudarão os resultados.

O que você precisa

  • Parafuso
  • Fórmula ou programa de computador

Referências

Loading ...
Loading ...