×
Loading ...

Como calcular uma lombada para encadernação perfeita

Em um livro perfeitamente encadernado, as páginas individuais são todas coladas na lombada. Ela é então dobrada cerca de 6 milímetros de cada lado, para tornar o livro fácil de abrir. A encadernação perfeita é usada geralmente para os livros de bolso, ao contrário da encadernação costurada, que é normalmente utilizada para capas duras. Porque os livros perfeitamente encadernados simplesmente têm as páginas empilhadas e coladas, a largura da lombada é essencialmente a soma das larguras das páginas.

Instruções

A maioria dos livros de bolso são perfeitamente encadernados (old paperback books image by Warren Millar from Fotolia.com)

    Instruções

  1. Encontre a gramatura, ou espessura, do papel que você vai usar para o livro e os cartões que vai usar para a capa. O tamanho da gramatura deve ser impresso na embalagem de uma resma de papel. Se não for, entre em contato com o fabricante do papel para saber a gramatura.

    Loading...
  2. Multiplique a gramatura pelo número de folhas de papel no livro e adicione duas vezes a gramatura da tampa. O resultado é a largura da lombada em centímetros. Lembre-se de usar o número real de folhas, e não o número de páginas. Se você estiver dobrando as folhas para obter quatro páginas de cada folha, conte cada folha duas vezes.

  3. Contate seu editor, a menos que você esteja encadernando o livro sozinho. O editor será capaz de dar-lhe a largura exata da lombada, com base no número de páginas e no estoque de papel que eles vão usar.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...