×
Loading ...

Como calcular a pressão hidrostática da água em um cano de canalização

A pressão hidrostática é aquela exercida por uma coluna de água; essa é calculada em função da densidade da água (ou outro líquido) e da altura da coluna de água. Ela não é dependente do volume de água e pode ser transferida da tubagem relacionada e do equipamento. Em um tanque de água, o tubo de descarga ou conduto deve ser projetado para suportar a pressão hidrostática da água. Os tubos ou canos têm certos valores nominais de pressão com base no serviço. Por exemplo, um tubo de classe 150 tem uma classificação de pressão nominal de 1,03 Megapascal (MPa), já um tubo de classe 300 tem uma classificação de pressão nominal, a 15ºC, de até 2,41 MPa.

Instruções

A pressão hidrostática depende da altura da água (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Determine o tamanho do reservatório de água e a sua densidade. Um tanque de armazenamento pode ser considerado grande com 7,5 m de altura; o diâmetro do tanque é irrelevante para este cálculo. A densidade (massa / volume) da água é dependente da temperatura.

    Loading...
  2. Determine a pressão hidrostática total da água usando a fórmula P = rô x g x h, onde P é a pressão hidrostática em Pascal (Pa), rô é a densidade da água em quilogramas por metro cúbico, g é a constante de aceleração gravitacional, que é 9,81 metros por segundo ao quadrado e h é a altura do tanque em metros.

  3. Determine a classe do tubo com base na pressão hidrostática da água.

Loading...

O que você precisa

  • Calculadora

Referências

Loading ...
Loading ...