×
Loading ...

Como calcular voltagem de LEDs

Um LED muitas vezes vem com um manual que declara sua voltagem. Se você não tiver o manual ou se ele não incluir esta informação, você pode testar o LED para descobrir sua voltagem. Este teste é fácil de executar; requer apenas um multímetro. LEDs geralmente têm 2 V, a não ser que sejam azul ou branco, pois esses geralmente possuem por volta de 4V.

Instruções

LEDs vêm em uma variedade de cores e tamanhos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Ligue o LED à bateria com o resistor posicionado dentro. O lado positivo da bateria vai se ligar ao lado marcado do LED. O lado negativo pode ser ligado à extremidade oposta do LED. Coloque o resistor entre a bateria e o cabo positivo.

    Loading...
  2. Prenda o multímetro aos fios do LED.

  3. Gire o botão do multímetro para 1,5 V e teste para todas as cores, exceto branco ou azul. Se o diodo acender, então essa é a voltagem. Aumente a tensão em 0,10 V até que a luz acenda. Registre a voltagem utilizada quando a luz acender. Essa será a voltagem de seu LED.

  4. Gire o botão do multímetro para 3,0 V e inicie o teste de LEDs azuis ou brancos. Aumente a tensão em 0,10 V até que a luz acenda. Registre o valor da voltagem utilizada quando a luz acender. Essa será a voltagem de seu LED.

Loading...

Aviso

  • Não altere voltagem sem desligar o multímetro primeiro.
  • Aumente a tensão lentamente (de 0,10 em 0,10 V); se alterar a voltagem abruptamente, o LED será danificado.

O que você precisa

  • Bateria de 9V
  • Resistor de 100 Ohm
  • Multímetro

Referências

Loading ...
Loading ...