×
Loading ...

Como usar uma cantoneira e um torno de bancada para curvar placas de metal

Para moldar e dobrar chapas de metal é necessário usar as ferramentas corretas para facilitar o trabalho. Essas chapas podem ter diversos usos por serem maleáveis, o que traz a necessidade de o metal possuir dobras ou curvas. O torno de bancada e um par de cantoneiras são ferramentas ideais para criar tais dobras. A aplicação cuidadosa de pressão na placa de metal produzirá uma dobra perfeita. Basta um pouco de esforço e planejamento cuidadoso.

Instruções

Um torno de bancada grande pode segurar metais pesados (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Abra o torno, girando a alavanca posicionada ao seu lado no sentido anti-horário.

    Loading...
  2. Coloque dois pedaços de cantoneira de ferro no torno, de maneira que formem um "T" no qual a curva será feita.

  3. Coloque uma chapa de metal dentro das cantoneiras, alinhando a curva com o "T". Feche o torno girando a alavanca no sentido horário.

  4. Bata na chapa com o martelo de bola ao longo da interseção entre a cantoneira e o metal. Puxe a chapa em sua direção à medida que ela for sendo martelada.

  5. Continue martelando ao longo da curva até que o ângulo necessário seja feito. Afrouxe o torno e remova a chapa de metal.

Loading...

Dicas

  • Não bata no metal, pois o martelo irá amassá-lo. Bata com força moderada ou use um martelo menor. A cantoneira funciona melhor com um ângulo de 90 graus que com uma curva ligeira.

O que você precisa

  • Duas cantoneiras de ferro
  • Martelo de bola
  • Torno de bancada
  • Chapa de metal

Referências

Loading ...
Loading ...