Os carnavais mais famosos do mundo

••• Getty images

Chegou o Carnaval e é hora de festejar! Não importa se onde você está faz frio ou calor, é o momento de sair às ruas e curtir o espetáculo que cada lugar oferece. Esta festa é celebrada em fevereiro, ao redor de vários continentes, misturando dança, cores e puro sabor regional. Mostraremos a você os carnavais mais famosos do mundo.

Overview

Chegou o Carnaval e é hora de festejar! Não importa se onde você está faz frio ou calor, é o momento de sair às ruas e curtir o espetáculo que cada lugar oferece. Esta festa é celebrada em fevereiro, ao redor de vários continentes, misturando dança, cores e puro sabor regional. Mostraremos a você os carnavais mais famosos do mundo.

Rio de Janeiro

Getty images

Considerado o mais famoso do mundo, o Carnaval do Rio de Janeiro atrai todos os anos centenas de milhares de turistas. A festa dura quatro dias e o palco principal é o Sambódromo da cidade, onde desfilam várias escolas de samba com seus passistas, muito brilho e carros alegóricos. No Brasil também vale destacar o Carnaval de Salvador, com seus trios elétricos que fazem a cidade baiana explodir de alegria, e o tradicional e colorido Carnaval de Olinda, onde bonecos gigantes arrastam multidões pelas ladeiras históricas da cidade ao som do frevo.

Mardi Gras

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O Carnaval de Mardi Gras é a festa mais popular de Nova Orleans, que fica no estado americano de Luisiana. Todos os anos os turistas lotam as ruas para celebrar a passagem dos carros alegóricos. Ao desfilar com suas máscaras coloridas e cheias de plumas, os foliões jogam colares de contas ao público, uma das marcas registradas do Carnaval de Mardi Gras.

Veneza

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O Carnaval de Veneza é famoso por suas máscaras brancas, os chapéus de três pontas com fantasias pretas e trajes do século 18. Assistir a esta festa é como mergulhar em um passado distante, em que durante a festa os nobres escondiam seus rostos e se misturavam à plebe, sempre mantendo oculta sua identidade. Ainda hoje, o glamour está mais vivo que nunca.

Barranquilha

Wilson X bajo licensia de Creative Commons

Esta tradição folclórica colombiana já acontece há mais de cem anos e começa no sábado com a Batalha de Flores, um desfile de carros alegóricos, liderado pela Rainha do Carnaval. Nos dias seguintes acontece o Grande Desfile de Tradição, onde desfilam grupos folclóricos tradicionais e as chamadas "comparsas", bem como o Festival de Orquestras. A festa termina com o enterro de Joselito Carnaval.

Humahuaca

Flickr: discodurojara - Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-NC-SA 2.0)

O Carnaval de Humahuaca, celebrado em Jujuy, no noroeste argentino, é uma festa de origens indígenas, espanholas e criolas que dura oito dias. Os homens se fantasiam de diabos, índios ou gaúchos, e as mulheres de ciganas. Com fantasias coloridas, bailes e pura diversão, os participantes fazem guerra de farinha e dançam o chamado "carnavalito".

Santa Cruz de Tenerife

c/o GE (gelighting.com)

Esta festa atrai milhares de turistas do mundo todo e se divide em duas partes: o Carnaval oficial, que conta com mais de 100 grandes grupos de murga, mascarados, bandas de instrumentos de corda e outros grupos; e o Carnaval de rua, no qual participam os moradores e os turistas, que se fantasiam, dançam e se divertem nas ruas por mais de uma semana.

Oruro

Getty images

Esta festa andina tem 2000 anos de tradição e é celebrada em um antigo centro de peregrinação do Império Inca. Hoje, a cidade boliviana de Oruro concentra um sincretismo religioso que se reflete em seu Carnaval: uma festa que inclui tradições das religiões pagãs e católicas, na qual 48 grupos folclóricos desfilam até o Santuário del Socavón.

Mazatlán

Jorge Medrano bajo licensia de Creative Commons

Marcada pelo ritmo do tambor, esta festa do noroeste mexicano tem em seu programa atividades culturais como concursos literários e de poesia, além de outras atividades desse tipo. No Carnaval a cidade inteira se veste para a festa e todos dançam desde o pôr do sol até o amanhecer.

Nice

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Na cidade francesa de Nice, o Carnaval se caracteriza por um desfile de carros alegóricos que representam os diferentes lugares do mundo e as diversas culturas, tanto do passado como do presente. Assim, o visitante pode ver representações da época dos caubois, da conquista do espaço ou da monarquia francesa do século 18.

Montevidéu

Jorge Medrano bajo licensia de Creative Commons

Considerado o mais longo do mundo, o Carnaval uruguaio dura 40 dias. É inaugurado com um desfile de carros alegóricos com humoristas, grupos de murga, bonecos gigantes e rainhas do Carnaval. Uma semana depois, é realizado o Desfile de Chamadas, protagonizado por milhares de tambores que vibram no ritmo do candombe. Durante o resto da festa, os grupos atuam em cenários, chamados "tablados".

Mais recentes

×