×
Loading ...

Como fazer um carrinho de elástico e rolamento de rodas de CDs

Crianças que fazem um carro com rolamento de rodas de CD e elásticos podem aprender sobre os conceitos básicos de engenharia e design. Este projeto mostra aos alunos como seguir um plano para criar um objeto mecânico funcional. Isso é de grande ajuda, pois esse objeto em particular é rápido de ser feito e também parece ser bem legal. Além disso, esta é uma atividade que pode ser utilizada em um ambiente de sala de aula para fins educativos ou pode ser utilizada como um entretenimento em casa.

Instruções

Elásticos fazem as rodas darem voltas e voltas (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Corte um entalhe no papelão que seja de 5 cm de largura por 4 cm de comprimento. Certifique-se que o entalhe seja cortado de modo que os lados do pedaço de papelão ondulado estejam à esquerda e à direita, e não na frente e atrás.

    Loading...
  2. Deslize o espeto através do cartão, de modo que ele passe através do centro do entalhe. O espeto atuará como o eixo do carro. Passe o espeto algumas vezes, para eliminar qualquer resistência criada pelo papelão.

  3. Enrole um pedaço de elástico em torno do centro do eixo que passa através do entalhe. Deixe cerca de 6 mm de excesso de elástico de pé sobre o eixo. O elástico será o que se chama de banda de borracha e envolverá o entorno do eixo, de modo que pode ser necessário torcer o excesso para que seja suficientemente forte para o trabalho. Se necessário, use elástico extra ou múltiplas camadas.

  4. Deslize um CD e uma anilha, em cada uma das extremidades do eixo. A anilha vai caber confortavelmente no orifício central do CD. Deixe o máximo de espaço possível entre o corpo de papelão e a roda. Prenda a anilha e o CD ao eixo no furo central (com a anilha dentro dela) por prensagem, usando para isso a massa de vidraceiro. Esprema a massa firmemente em torno da roda, para mantê-la no lugar. Repita o processo para montar o restante do CD na anilha no outro lado do eixo.

  5. Coloque o elástico em uma extremidade da faixa de borracha para o corpo de papelão, no lado oposto do entalhe. Alongue a faixa de borracha e fixe-a sobre o prendedor localizado no centro do eixo. Puxe o carro para trás para enrolar a faixa ao redor do eixo e solte-o, para impulsionar o carro para frente.

Loading...

O que você precisa

  • Pedaço de papelão ondulado de 12,5 cm x 15 cm cortado de modo que os buracos fiquem visíveis nas bordas longas da peça
  • Régua
  • Tesoura
  • Espeto de madeira
  • Elástico
  • 2 anilhas de torneira 1/4"
  • 2 CDs
  • Massa de vidraceiro

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...