×
Loading ...

Como fazer uma carroça coberta com palitos de picolé

Uma maneira divertida de ajudar crianças de ensino fundamental a aprenderem mais sobre história é combinar suas aulas com projetos de artesanato. Isso pode ajudar no aprendizado sobre o uso de carroças cobertas antigamente. Ao invés de pedir que os alunos sentem e leiam relatos simples de jornadas longas e árduas, é possível melhorar a aula com a criação de uma carroça coberta com palitos de picolé.

Instruções

Ensine seus alunos sobre o uso de carroças cobertas (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  1. Monte sua estação de trabalho. Coloque um pedaço de papel manteiga à sua frente para que seja possível trabalhar com os palitos e com a cola sem arruinar a mesa. Mantenha à mão os palitos de picolé, a cola e o papelão.

    Loading...
  2. Crie a base da carroça. Coloque quatro palitos próximos uns aos outros longitudinalmente e cole as laterais. Coloque dois trios de palitos juntos longitudinalmente e cole seus lados para serem as longas laterais da carroça. Corte seis palitos de picolé de modo que cada um fique do tamanho certo para os lados mais curtos da carroça. Coloque dois trios destes palitos juntos longitudinalmente para formar os lados mais curtos da carroça. A base usará 16 palitos. Deixe-os secando.

  3. Faça o topo da carroça. Corte duas tiras de papelão de aproximadamente 2,5 cm de largura e 15 cm de comprimento. Elas serão o suporte para sua cobertura arredondada. Coloque seis palitos à sua frente, lado a lado longitudinalmente, com as tiras de papelão entre eles e a aproximadamente 2,5 cm de cada borda. Adicione mais um palito de cada lado para ter uma aba de papelão sobrando de cada lado de 2,5 cm. O topo usa oito palitos no total. Cole-os ao papelão, mas não um ao outro. Deixe secar.

  4. Crie as rodas. Corte o papelão em quatro formas arredondadas de aproximadamente 7,5 cm de diâmetro. Ponha seis palitos lado a lado sob cada peça redonda e cole-os uns aos outros e ao papelão. Deixe secar. As quatro rodas usam cinco palitos cada, ou 20 palitos no total.

  5. Cole todas as partes juntas. Depois de secarem, monte a carroça. Use tesouras para cortar os palitos que estão sobressaindo às rodas, de modo que você obtenha formas de palito arredondadas. Cole as laterais da carroça à base. Dobre gentilmente o topo da carroça e cole as abas ao interior das laterais compridas. Cole suas quatro rodas nos lados da carroça. Para ajudar a manter os palitos no lugar, é possível usar pequenas tiras dobradas de papelão como âncoras entre as paredes e a base. Deixe secar.

Loading...

Dicas

  • Palitos de madeira, cola e outros suprimentos podem ser comprados em lojas de artesanato.
  • Use cola bem grudenta nesse projeto.
  • Uma vez secos, é possível que seja necessário adicionar mais cola entre quaisquer lacunas para segurar melhor os palitos.
  • Use fita crepe para ajudar a manter as peças da carroça no lugar até secarem. Remova a fita uma vez que tudo estiver seco.
  • Pinte sua carroça com tintas acrílicas ou canetinhas depois de tudo secar.

O que você precisa

  • 44 palitos de picolé (ou palitos de artesanato)
  • Cola
  • Papel manteiga
  • Papelão fino
  • Tesouras
  • Fita crepe (opcional)
  • Tinta e canetinhas (opcional)

Recursos

Loading ...
Loading ...