Como fazer um cartaz de "procura-se"

Anuncie rapidamente a desaparição de uma pessoa da sua comunidade com um cartaz de "procura-se". Em vez de esperar a que uma imprensa o crie, faça-o em minutos por conta própria com alguns cliques no seu programa de computador preferido. Você pode fazer um cartaz que chame a atenção das pessoas que andarem a pé ou de carro, possibilitando que fiquem de olho.

Usando o Word

Passo 1

Abra o Word e uma página vazia de tamanho A4 aparecerá na tela. Mude o tamanho para suas dimensões preferidas abrindo o menu "Arquivo" e clicando em "Configurar página". Clique na aba "Papel", busque o menu "Tamanho de papel", selecione "Personalizado" e digite as dimensões, por exemplo 45 x 60 cm. Clique no botão "OK" e o espaço de trabalho do Word será ajustado.

Passo 2

Abra o menu "Inserir", clique em "Imagem" e selecione "A partir de arquivo". Localize a foto da pessoa e dê duplo clique no nome do arquivo. A imagem aparecerá no cartaz.

Passo 3

Clique com o cursor embaixo da foto e digite a palavra "PROCURA-SE". Selecione o texto e use a barra de ferramentas para aumentar o tamanho, deixá-lo em negrito e centralizá-lo embaixo da foto.

Passo 4

Pressione a tecla "Enter" para passar para a linha seguinte e digite o nome, idade, descrição física, como estava vestido e outras informações vitais (por exemplo, "Jéssica é diabética" ou "Usa uma cadeira de rodas para se mover". Adicione informações de contato que as pessoas possam usar para informar o que viram.

Passo 5

Abra o menu "Arquivo", clique em "Salvar como", dê um nome ao arquivo e este será salvo no computador.

Usando o Paint

Passo 1

Abra o Paint e selecione "Abrir" no menu "Arquivo". Localize a foto da pessoa desaparecida e dê duplo clique no nome do arquivo, o que abrirá a imagem no programa. Clique na ferramenta "Selecionar", que parece uma caixa feita de linhas de pontos. Trace uma borda ao redor da foto e pressione as teclas "Ctrl" e "C" para copiá-la.

Passo 2

Abra o menu "Arquivo" novamente e clique em "Novo". No menu "Imagem", clique em "Atributos" e defina as dimensões do cartaz, por exemplo 45 x 60 cm. Clique em "OK".

Passo 3

Pressione as teclas "Ctrl" e "V" para colar a foto da pessoa. Arraste-a para o lugar desejado com o cursor. Clique na ferramenta "Texto", que tem um "A" no ícone, e posicione o cursor sobre a foto. Digite "PROCURA-SE".

Passo 4

Mova o cursor para baixo da foto, clique e digite os detalhes da pessoa, como nome, altura, peso, sinais físicos (como cicatrizes e tatuagens), idade e onde foi vista por última vez. Mova o cursor para a parte inferior do cartaz e digite os detalhes de contato, um número de telefone, site ou informações da delegacia local.

Passo 5

Clique no menu "Arquivo" e selecione "Salvar como". Digite o nome do cartaz e defina uma localização para salvá-lo no seu computador.

Usando o Publisher

Passo 1

Abra o Publisher e selecione "Publicações vazias". Escolha a opção "Cartaz" e se abrirá uma página vazia de 45 x 60 cm na tela. Para alterar o tamanho, abra o menu "Arquivo", clique em "Configurações de página" e digite as novas dimensões.

Passo 2

Abra o menu "Inserir", clique em "Imagem" e selecione "A partir de arquivo". Localize no disco a foto da pessoa desaparecida, dê duplo clique para abri-lo no cartaz e arraste-o para a posição desejada.

Passo 3

Clique na ferramenta "Caixa de texto", que tem um "A" sobre uma ficha, do lado direito da tela e trace uma caixa de texto ao redor da foto. Digite "PROCURA-SE", selecione a palavra e use a caixa de ferramentas para aumentar o tamanho, alterar a cor e deixar o texto em negrito.

Passo 4

Adicione outra caixa de texto por baixo da foto e digite informações sobre a pessoa, como as roupas que pode estar usando, lugares que frequentava, uma descrição física e quando foi vista por última vez. Crie uma nova caixa de texto com informações de contato da família, delegacia ou equipe de pesquisa.

Passo 5

Clique em "Arquivo", selecione "Salvar como", digite o nome do cartaz e salve-o no computador.

Mais recentes

×