×
Loading ...

Como fazer em casa uma fonte de água com uma bomba para um projeto de ciências

Muitas pessoas acreditam que as fontes de água corrente liberam íons que melhoram o humor e a concentração, bem como umidificam o ar e melhoraram o crescimento das plantas ao redor. Você pode testar esta última vantagem, fazendo a sua própria fonte de água corrente com uma bomba de água submersa e alguns outros simples materiais que você pode encontrar facilmente. Este projeto é perfeito para os amantes das plantas e para as pessoas que adoram adormecer ao som suave de uma fonte de água.

Instruções

Pequenas pedras lisas funcionam melhor na parte de cima da sua fonte (rocks-smooth image by Jeffrey Zalesny from Fotolia.com)
  1. Lave bem as rochas, esfregando-as para remover toda a sujeira.

    Loading...
  2. Corte mais ou menos 5 cm do tubo para o bico de entrada. Corte cerca de 20 cm de tubo para o bico de saída.

  3. Leia o manual da bomba submersa para encontrar o local dos bicos de entrada e de saída. Enfie os tubos nos lugares corretos para alongá-los.

  4. Coloque a bomba no fundo da bacia, com ambos os bicos apontando para cima.

  5. Adicione água o suficiente para cobrir o bico de entrada e mais alguns centímetros. Ligue a bomba para testá-la. A bomba deve sugar a água através do bico de entrada e jogá-la para fora através do bico de saída.

  6. Encha a tigela com pedras, salvando as pedras menores e mais suaves para a camada superior. As pedras devem ligeiramente sair para a superfície.

  7. Coloque várias plantas bem perto da fonte e coloque várias plantas idênticas em uma outra sala, com a mesma quantidade de luz. Regue os dois conjuntos de plantas com a mesma quantidade de água todos os dias. Compare as taxas de crescimento dos dois conjuntos de plantas.

Loading...

Dicas

  • Você pode precisar grudar com fita o seu bico de saída à lateral da tigela, até as pedras se ajustarem no local, para mantê-lo virado para cima.

Aviso

  • Tenha cuidado para não danificar a bomba submersa ao colocar pedras em cima dela.

O que você precisa

  • Pedras lisas em vários tamanhos
  • Bomba submersa (disponível em lojas de equipamentos, de aquários e de jardinagem)
  • Tubo de plástico para a bomba (diâmetro interno de 127 mm, diâmetro externo 158 mm)
  • Bacia de plástico à prova d'água (com pelo menos 60 cm de profundidade)
  • Água da torneira
  • Tomada elétrica

Referências

Loading ...
Loading ...