×
Loading ...

Como fazer cavilhas de madeira

Fazer suas próprias cavilhas de madeira oferece a vantagem de poder criá-las em qualquer diâmetro ou comprimento que seja necessário para um projeto, desde 0,75 cm até 12,5 cm de diâmetro. As cavilhas ficam cada vez mais fortes à medida que engrossam. As que possuem mais de 2,5 cm de diâmetro são perfeitas para pendurar roupas, hastes de cortina e outras coisas pesadas. As de menor diâmetro são usadas ​​em brinquedos, artesanatos e qualquer projeto de peso leve com menos de 120 cm.

Uma tupia de mesa e uma fresa transformam pedaços quadrados de madeira em cavilhas dos mais variados tamanhos. Alguns conhecimentos de carpintaria, bem como ferramentas adequadas, serão necessários.

Instruções

Faça tantas cavilhas quanto forem necessárias (bamboo rug image by Stepanov from Fotolia.com)
  1. Corte um pedaço de madeira de modo que forme uma placa quadrada com cada lado igual ao diâmetro da cavilha desejada. Corte a placa de 10 cm mais longa do que o comprimento da cavilha que você quer fazer.

    Loading...
  2. Selecione uma broca que tenha um quarto do tamanho da cavilha. Por exemplo, use uma broca de meia polegada para uma cavilha de 5 centímetros.

  3. Coloque a broca na fresa. Use um escalímetro para ajustar a cerca na mesa de fresa, de modo que ela esteja alinhada com a extremidade da frente do rolamento que está no topo da broca. Use o escalímetro para ajustar a altura da fresa de modo que o ponto inferior da curva de corte esteja nivelado com a parte superior da mesa.

  4. Marque a placa 4 cm a partir de uma extremidade para ter um ponto de partida. Meça o comprimento da placa daquela marca até 2,5 centímetros a mais do que o comprimento da cavilha desejada e marque como ponto final.

  5. Ligue a fresa. Colocar a placa sobre a mesa de fresa com o lado direito contra a cerca e gire lentamente a placa em direção à broca, para que ela entre em contato na marca de inicial. Empurre a placa ao longo da cerca até que a broca atinja a marca final. Gire a placa para longe da broca.

  6. Gire a placa de um quarto de volta longitudinalmente e repita o passo acima. Faça isso para todos os quatro lados.

  7. Corte a cavilha no comprimento correto com um serrote começando logo após o ponto inicial, onde ela realmente começa. Meça o comprimento e corte no tamanho desejado.

  8. Lixe suavemente para dar um acabamento à cavilha.

Loading...

Dicas

  • Usar featherboards acima e na frente da cavilha ao cortar torna o processo mais sutil e seguro, especialmente para as cavilhas de menor diâmetro.

Aviso

  • Tome todas as precauções de segurança recomendadas pelo fabricante ao usar uma ferramenta elétrica.

O que você precisa

  • Madeira
  • Tupia de mesa
  • Mesa de fresa
  • Brocas
  • Escalímetro
  • Serrote
  • Lixa

Recursos

Loading ...
Loading ...