×
Loading ...

Como fazer cerimônias e recepções de renovação de votos de casamento

Cerimônias de renovação de votos de casamento são feitas por casais que querem reafirmar publicamente seu amor e compromisso. Casais podem renovar seus votos de casamento em qualquer momento de suas vidas, embora muitos esperem até chegar a um marco, como 10 ou 25 anos de casados. Normalmente há uma recepção após uma cerimônia de renovação de votos, onde se oferece comida, música e local para dançar. O tamanho, custo e o ambiente fica a critério daqueles que estão fazendo a cerimônia.

Instruções

Um casal pode renovar seus votos em qualquer momento de seu casamento (Michael Turek/Photodisc/Getty Images)

    Cerimônia de renovação de votos

  1. Mande os convites aproximadamente seis a oito semanas antes da cerimônia. Convide apenas os mais próximos ao casal, como familiares, pais e amigos próximos. Fica a seu critério se quiser convidar sobrinhos e sobrinhas ou colegas de trabalho. Nos convites, diga quando e onde a cerimônia e a recepção irão ocorrer e que não se deve levar presentes para o casal.

    Loading...
  2. Vista-se de forma semiformal para a ocasião. A esposa pode usar qualquer coisa, desde um vestido formal longo a um vestido de festa mais curto ou um terninho. Ela também pode usar seu vestido de casamento original, mas se ele for antiquado demais vai parecer estranho. O marido deve usar um terno de três peças ou um smoking.

  3. Ache um local para fazer a cerimônia e a recepção. A cerimônia pode ser onde você quiser, como em uma igreja, parque comunitário ou seu próprio quintal. A recepção também pode ser feita em um restaurante, salão alugado ou em sua casa. Escolher onde fazer a cerimônia e a recepção deve depender em quantas pessoas você está convidando e quão elaborada você quer que seja a cerimônia.

  4. Quebre a tradição. Já que a cerimônia de renovação de votos não é o mesmo que uma cerimônia de casamento, você tem um terreno mais livre para fazer o que quiser. O casal pode escolher caminhar até um altar juntos ou encontrar-se mais a frente. Você pode escolher trocar alianças antigas ou comprar anéis para a ocasião.

  5. Escrevam seus próprios votos. Já que você está reunindo amigos e familiares para assistir, os votos devem ser o centro das atenções. Pense sobre a pessoa com quem você é casado e o que ela significa para você. Declare o que ela acrescenta em sua vida e o quão melhor sua vida é com ela. Escolha alguém para oficializar a renovação de votos, como um pastor, seus filhos ou um amigo próximo.

  6. No geral, mantenha as coisas simples. Não há necessidade de decorações elaboradas e música na renovação de votos. Em vez disso, destaque o altar com alguns buquês de flores ou luzes brancas. O foco principal do evento deve ser o casal e seu amor, nada mais.

    Recepção

  1. Forme uma fila e cumprimente cada convidado que for à recepção. Agradeça todos por terem ido e por serem parte desse dia especial. Proponha um brinde após todos os convidados chegarem e agradeça-os novamente por vir. Explique o que a renovação de votos significa para o aniversário do relacionamento e casamento do casal. Deixe os convidados fazerem brindes se quiserem.

  2. Ofereça alguma comida e bebidas. Dependendo de quantos convidados você tiver convidado e quanto dinheiro você quiser gastar, você pode ter um jantar com buffet na mesa, um churrasco familiar mais informal ou simplesmente servir petiscos, sobremesas e bebidas. Já que não há um precedente definido ou tradição sobre o que a recepção de uma renovação de votos inclui, você pode fazer o que lhe deixar mais confortável.

  3. Contrate um DJ ou uma banda para ter música para dançar. Você pode ter a primeira dança tradicional entre o casal, mas deixe de fora danças como do pai com a filha ou mãe e filho. A recepção com música também pode ser mais curta que a recepção de casamento, como por exemplo das 19h às 22h.

Loading...

O que você precisa

  • Convites
  • Roupas formais
  • Flores
  • Anéis de compromisso
  • Votos por escrito
  • Oficiante (opcional)
  • Comida e bebidas
  • Banda ou DJ

Referências

Loading ...
Loading ...