Como saber se a cerveja está estragada

A cerveja poderá ficar estragada, se não for armazenada corretamente

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

A última coisa que você quer que aconteça quando abre uma lata de cerveja gelada é descobrir que ela está com um gosto estranho, sem sabor ou tem um cheiro ruim. O excesso de luz e oxigênio poderá estragar a cerveja, permitindo que o processo de fermentação continue ou acelerando a transformação do álcool em vinagre, tornando a cerveja intragável. Cerveja estragada cheira mal e tem um paladar diferente.

Step 1

Procure a validade da cerveja na garrafa ou na lata. A maioria das redes de supermercados prolongará a validade por vários meses, se estiverem enlatadas ou engarrafadas. Cervejas que vêm em barris podem durar por um ou dois meses, enquanto fechada, mas apenas alguns dias, se o barril for aberto.

Step 2

Despeje a cerveja em um copo e observe a espuma e a transparência. Se a cerveja estiver muito turva, poderá ter sido congelada e seu sabor será afetado. A falta de espuma ou uma espuma que desapareça rapidamente poderá indicar que a cerveja foi contaminada por copos ou barris sujos.

Step 3

Sinta o cheiro da cerveja. Cerveja estragada poderá ter cheiro de ovos podres, especialmente se ela for uma cerveja engarrafada. Isso é causado pela fermentação, devido ao excesso de luz.

Step 4

Prove a cerveja, se ainda não tiver certeza se ela está estragada. Se estiver com um gosto amargo e ligeiramente ácido, significa que o álcool da cerveja começou a fermentar novamente em vinagre. Cerveja estragada também poderá ter sabor de fruta podre ou simplesmente não ter gosto e espumas.

eHow Brasil
×