Como calcular uma curvatura da tubulação

Se você está dobrando um tubo para instalação elétrica ou um projeto de metal, o cálculo da curva do ponto inicial até o final pode ser um fator importante. Embora existam diversos tipos de curvaturas de tubos existentes no mercado, todas elas partilham uma identificação comum para a operação. Há em todos os tubos um número indicando o tamanho e quanto o tubo irá dobrar, juntamente com um número usado para deduzir o comprimento total da curvatura do tubo. Seguindo um processo básico, é possível calcular curvaturas de tubo, independentemente do tipo ou o diâmetro.

Step 1

Localize o número de medição no tubo. Este número é a adição ou dedução do comprimento do tubo a partir da marca principal. Esteja ciente de que há uma segunda marca principal localizada mais ou menos no meio do tubo. Também localizado ao longo do comprimento estão as marcas angulares com linhas. Estes números e as linhas correspondem aos ângulos reais que podem ser dobrados através do alinhamento do tubo em um ângulo com a linha marcada no exterior do tubo.

Step 2

Dobre um ângulo de 90 graus em um tubo de meio diâmetro formando uma dobra de 0,5 cm. O processo será o mesmo para os diferentes tamanhos de tubos e curvaturas, apenas a medida será diferente. Identificada também em tubos de meio diâmetro a frase que diz para você dobrar para cima 12 cm da ponta. Os 12cm é o valor que você vai deduzir do comprimento total da medição curvatura de 90 graus.

Step 3

Use uma trena e lápis e coloque uma marca de 12 polegadas da extremidade do tubo e faça uma marca de 30 cm da extremidade do tubo. Esta será a distância entre da curva para a extremidade do tubo. Usando a medida de dedução, meça de volta 12 cm da marca dos 30 cm e marque uma linha forte com ajuda de um lápis.

Step 4

Coloque o tubo sobre uma superfície plana, e insira o tubo na curvatura. A marca de lápis deve ser colocada 5 centímetros para trás a partir da marca de 12 polegadas e deve ser alinhada com a marca da frente ou a seta na marcação principal. Puxe em um movimento suave até que o tubo fique em uma posição de 90 graus em relação à superfície plana. Coloque o nível contra a parte vertical do tubo e verifique se está nivelado. Isto lhe dará uma curva de 90 graus perfeita. Verifique a altura curva, colocando a extremidade da fita métrica na base e meça até extremidade do tubo. Essa medição deve ser de 30 cm, exatamente.

Step 5

Pratique com outras ângulos de curvaturas usando a medição de dedução e a medida principal. Todos os dobradores de tubos podem ter os seus meios de funcionar e ajustes leves de medição devem ser feitos. O resultado final também depende do quão bem você vai segurar o tubo na máquina, antes da primeira curvatura.

eHow Brasil
×