×
Loading ...

Como clarear ou remover manchas de mesas de madeira

Manchas escuras em madeira são geralmente causadas por reações químicas entre uma substância colocada sobre a madeira e a própria madeira. As substâncias molhadas ou ácidas que entram em contacto com seus móveis de madeira causam esses anéis escuros. Felizmente, você pode clarear ou remover os anéis completamente usando ácido oxálico, que é um tipo de alvejante de madeira.

Instruções

Você pode clarear ou remover os anéis completamente usando ácido oxálico (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  1. Misture uma solução contendo o clareador de madeira de ácido oxálico. Siga as instruções do fabricante sobre a forma de misturar o produto, a fim de clarear a madeira. A quantidade recomendada é misturar 340 g do produto com ácido oxálico com em 3,80 litros de água para criar uma quantidade grande de solução de clareamento, e duas colheres de sopa de ácido oxálico por litro para quantidades menores de solução.

    Use água destilada para fazer a solução, porque a água da torneira pode conter minerais, que reagem com a madeira e causarão mais manchas.

    Loading...
  2. Aplique a solução sobre a superfície de madeira manchada com um pano ou toalha.

  3. Deixe a área secar completamente e depois reavalie a mancha escura. Reaplique a solução de ácido oxálico se a mancha ainda estiver mais escura do que você quer. Continue reaplicando a solução e deixando secar até que você tenha os resultados desejados. Isso pode levar vários dias e aplicações da solução.

  4. Neutralize o ácido oxálico aplicando uma solução feita pela combinação de duas colheres de sopa de bórax e um litro de água quente. Aplique a solução de bórax com um pano e deixe-a secar.

Loading...

Aviso

  • O ácido oxálico é tóxico se ingerido. Use sempre luvas de látex e equipamento de segurança adequados ao usá-lo.

O que você precisa

  • Clareador de madeira de ácido oxálico
  • Panos limpos
  • Água destilada
  • Bórax
  • Acessórios de segurança (luvas e óculos)

Referências

Loading ...
Loading ...