×
Loading ...

Como fazer um cobre-manchas redondo

Um cobre-manchas redondo pode ser uma toalha de mesa pendendo até o chão ou uma pequena peça decorativa de tecido em camadas sobre uma toalha de mesa mais longa. Fazê-lo redondo pode ser um pouco confuso, pois é difícil medir o tecido para garantir que, depois de acabado, ele esteja do tamanho e comprimento adequados para a mesa. Felizmente, uma fórmula simples facilitará essa tarefa e permitirá costurar um cobre-manchas perfeito para qualquer tamanho de mesa redonda.

Instruções

Cubra uma mesa redonda com um cobre-manchas decorativo personalizado (cafe image by eka from Fotolia.com)
  1. Meça da borda da mesa até o chão ou a altura desejada para o cobre-manchas. Essa é a medida de caimento.

    Loading...
  2. Meça em linha reta no meio da mesa redonda para determinar o diâmetro do tampo.

  3. Dobre a medida do Passo 1 e some a medida do Passo 2. Adicione 2,5 cm ao resultado para a bainha. Assim, se o comprimento de caimento for de 60 cm e o diâmetro do tampo da mesa for de 50 cm, o valor final será 172,5 cm. Esse será o diâmetro do cobre manchas.

  4. Divida o número final do Passo 3 ao meio para determinar o raio do cobre manchas. Isso facilitará o corte. No nosso exemplo, o raio será de 86,25 cm.

  5. Dobre um pedaço grande de tecido ao meio e, depois, ao meio novamente para formar um quadrado. Prenda o tecido em vários lugares com alfinetes para segurar as camadas com firmeza.

  6. Amarre um pedaço de corda em um lápis para marcar tecido. Meça a corda do lápis e corte no mesmo comprimento do seu raio encontrado no Passo 4.

  7. Prenda o final do barbante ao canto dobrado do quadrado de tecido com um alfinete. Segure o lápis na posição vertical, e com a corda esticada, desenhe uma curva no tecido a partir de uma borda dobrada para a borda dobrada oposta.

  8. Corte ao longo da linha que você criou. Remova os alfinetes e desdobre o tecido.

  9. Dobre a borda do círculo de tecido em 1,3 cm e defina-a com o ferro de passar quente. Costure ao longo dessa dobra a bainha da parte inferior do cobre-manchas. Agora ele terá o tamanho perfeito para a mesa.

Loading...

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Tecido
  • Alfinetes
  • Cordão
  • Lápis para marcar tecido
  • Tesoura
  • Ferro de passar roupas

Referências

Loading ...
Loading ...