×
Loading ...

Como colecionar xícaras de chá e pires antigos

Se estiver pensando em começar uma coleção de antiguidades, uma coleção de xícaras de chá e pires é um bom caminho a percorrer. Xícaras de chá e pires são produzidas há centenas de anos e são encontradas em muitos tipos de materiais, por isso há uma grande abundância de itens diferentes a serem colecionados. Elas podem variar de preço, de alguns reais em uma loja de antiguidades até milhares de reais para conjuntos raros. Se estiver pretendendo coletar casualmente ou caçar agressivamente peças específicas, você vai precisar realizar alguma pesquisa antes de começar.

Instruções

Xícaras de chá antigas e pires são lindos itens para colecionar (cup with saucer image by Sergo from Fotolia.com)
  1. Determine o que deseja coletar. Talvez você seja atraído para xícaras de chá e pires de uma época específica. Talvez ache determinado artista atraente. Ou talvez só queira uma coleção de xícaras bonita. Comece com alguma pesquisa e descubra exatamente o que gostaria de colecionar.

    Loading...
    Xícaras de xá e pires podem ser encontrados em diferentes formas e materiais (Childs Tea Cup image by Keith Biros from Fotolia.com)
  2. Pesquise por itens específicos para possa procurar por eles. Você não pode começar a sua coleção até que saiba o que realmente está procurando, então pesquise na web e leia livros sobre xícaras de chá e pires. Saiba quais itens são os mais comuns e quais são mais difíceis de encontrar. Dessa forma, se você tiver sorte o suficiente para tropeçar em um item raro, vai saber arrematá-lo imediatamente.

    Faça sua pesquisa (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  3. Comece sua busca. Enquanto você pode entrar na internet e simplesmente comprar exatamente o que gostaria, procurar os itens é muito mais emocionante. Vá a vendas de quintal, leilões e lojas de antiguidades para encontrar conjuntos de xícaras de chá e pires antigos. Se encontrar apenas um item de um conjunto, não tenha medo de comprar apenas esse. Se comprar a xícara de chá quando tiver a chance, poderá encontrar o pires correspondente depois.

    Variadas xícaras e pires (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  4. Guarde cuidadosamente sua coleção. Como xícaras de chá geralmente são feitas de porcelana chinesa ou de porcelana, você deve mantê-las em um lugar seguro, onde não irão quebrar. Se tiver crianças pequenas em sua casa, mantenha sua coleção fora do alcance delas. Também certifique-se de manter sua coleção distante da incidência da luz solar direta, pois qualquer pintura nas xícaras e pires pode desbotar ao longo do tempo.

    Você pode querer uma estante específica para sua coleção (Yellow and green shelves image by Charlie Rosenberg from Fotolia.com)
  5. Confira o jornal ou a web para encontrar um grupo de colecionadores de antiguidades. Se não houver um na sua área, considere começar um. Esses grupos além de lhe ajudar a encontrar outros colecionadores, também podem ajudá-lo a encontrar itens raros que não conseguiria encontrar em outro lugar. Se tiver um conjunto de xícaras e pires repetidos, você pode negociá-lo com outro membro por um conjunto que não possua. Um grupo de colecionadores é uma fonte inestimável para um colecionador.

    Troque suas xícaras repetidas (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  6. Cuide de sua coleção. Antiguidades requerem manutenção adequada para evitar que sejam danificadas. Retire a poeira da sua coleção regularmente e lave suavemente as xícaras e pires duas vezes por ano. Nunca lave uma antiguidade chinesa na máquina de lavar-louças, pois isso poderá danificá-la.

    Limpe sua coleção regularmente (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...