Como colocar um zíper numa jaqueta

••• zipper image by Radoslav Lazarov from Fotolia.com

Colocar um zíper em uma jaqueta pode ser complicado, especialmente se ela possui várias camadas ou forro. Usar uma máquina de costura é tipicamente mais fácil, mas você também pode costurar o zíper à mão, utilizando agulha e linha.

Passo 1

Deite a jaqueta em uma superfície larga e lisa.

Passo 2

Use um abridor de costura ou uma tesoura pequena e estreita para remover a linha que prende o velho zíper. Fique atento a como o zíper está costurado para que você possa refazer o processo. Algumas vezes, as jaquetas possuem várias camadas de tecido ou um forro fixo. Memorize como estas camadas estão agregadas.

Passo 3

Vire a jaqueta do avesso. Deslize o zíper fechado por dentro das dobras de tecido que seguram o fecho antigo. Assegure-se de que a parte do zíper que serve para abrir e fechar a roupa esteja virada para fora. Use alfinetes ou alinhave o zíper para mantê-lo no lugar.

Passo 4

Verifique se o zíper está reto e alinhado corretamente.

Passo 5

Use uma máquina de costura para costurar o zíper no lugar, entre a primeira camada de tecido. Assegure-se de que ele está acomodado no lugar e não enruga o tecido. Use pespontos para prender as extremidades. Tire os alfinetes.

Passo 6

Costure quaisquer camadas ou forros que estejam faltando e que cobrem o tecido do zíper e finalize a jaqueta.

Mais recentes

×