×
Loading ...

Comparativo entre geradores a diesel e a gás natural

Grandes operações como fábricas, centros de atendimento e os hospitais precisam de um fornecimento de energia elétrica constante e abundante. Os geradores de emergência ou de reserva preenchem as lacunas criadas pelos apagões e quedas de energia elétrica dos fornecedores de energia. Diesel e gás natural são os combustíveis desses geradores.

Motores a diesel abastecem os geradores elétricos para suprir motores elétricos para essa locomotiva (diesel locomotive image by Soja Andrzej from Fotolia.com)

Vantagens do diesel

Os motores a diesel têm fornecido energia para geradores a anos. A confiabilidade, potência e a facilidade para encontrar combustível para o reabastecimento desses geradores faz com que eles sejam os preferidos pela maioria das operações.

Loading...

Desvantagens do diesel

O único inconveniente do combustível diesel está relacionado com o seu armazenamento. Condições extremas, como inundações ou queda de temperatura excessivamente brusca, podem dificultar o reabastecimento e secar os tanques. A baixa utilização pode fazer com que o combustível vire um gel ou até se deteriore, caso seja deixado em tanques.

Vantagens do gás natural

O gás natural queima de forma mais limpa que o diesel. Os motores a gás natural não precisam do sistema limpo de exaustão que os motores a diesel precisão. O gás natural não precisa de tanques de abastecimento, ele é bombeado através de tubos diretamente para os usuários.

Desvantagens do gás natural

Os motores a gás natural não geram a mesma quantidade de energia que os motores a diesel. É necessário um motor de gás natural com 1650 cc para gerar a mesma potência que um motor a diesel de 927cc. O gás natural é bombeado sobre pressão. Um vazamento de combustível pode levar rapidamente a uma grande explosão.

Conclusão

Os motores a gás natural devem ser utilizados apenas por geradores menores (menos que 200 cc de potência) que não serão utilizados por períodos superiores a 12 horas. Para todas as outras aplicações, o combustível preferido é o diesel.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...