Como compartilhar uma impressora em um PC de domínio com um grupo de trabalho em PCs

Como compartilhar uma impressora em um PC de domínio com um grupo de trabalho em PCs

George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

Muitas filiais ou escritórios têm computadores que se conectam a um computador remoto da matriz ou do servidor de domínio. Às vezes é mais rentável conectar apenas uma máquina em cada filial para o servidor, ao invés de conectar todos os computadores em um grupo de trabalho menor do escritório. Isso pode representar um desafio se outros PCs no escritório precisarem acessar dispositivos de hardware, como impressoras, por exemplo. Devido às diferenças substanciais no domínio e nas redes de grupos de trabalho, compartilhar arquivos e dispositivos entre os dois não é um processo fácil de compreender. No entanto, existe uma solução relativamente simples para o problema.

Compartilhando a impressora do PC de domínio

Step 1

Clique em "Iniciar" e depois em "Printers and Devices" (Dispositivos e Impressoras).

Step 2

Clique na impressora que você deseja compartilhar com computadores no grupo de trabalho. Após abrir a janela, clique no link “Customize Your Printer” (Personalizar sua impressora).

Step 3

Clique na aba “Sharing” (Compartilhamento) na janela “Properties” (Propriedades). Clique e habilite a opção “Share this Printer” (Compartilhar essa impressora). Digite um nome descritivo para o compartilhamento de impressora no campo “Share Name” (Nome de compartilhamento). Clique no botão “Apply” (Aplicar) e depois em "OK".

Step 4

Feche a janela "Dispositivos e Impressoras".

Step 5

Clique em "Iniciar" e, em seguida, clique com o botão direito em "Computador". Clique na opção “Properties” (Propriedades).

Step 6

Clique na opção “Remote Settings” (Configurações Remotas) no lado esquerdo da janela “System” (Sistema). Clique na aba “Computer Name” (Nome do Computador).

Step 7

Anote o nome do domínio de rede ao lado do rótulo de "Domínio". O nome do domínio é semelhante a "www.algumdomínio.com."

Conectar os computadores do grupo de trabalho na rede da impressora

Step 1

Vá primeiro ao computador do grupo de trabalho. Clique em "Iniciar" e, em seguida, clique com o botão direito em "Computador". Clique em "Configurações Remotas" na nova janela.

Step 2

Clique na aba "Nome do Computador" na janela pop-up. Clique no botão "Alterar".

Step 3

Digite o nome do domínio ("www.algumdomínio.com") que você gravou no computador de domínio no campo "Grupo de Trabalho". Clique no botão "OK". Reinicie o computador quando for solicitado. Permita que o computador inicialize o Windows.

Step 4

Clique em "Iniciar" e depois em "Dispositivos e Impressoras". Clique na opção "Adicionar impressora", na parte superior da nova janela.

Step 5

Clique na opção “Add a Network, Wireless or Bluetooth Printer” (Adicionar uma impressora de rede, sem fio ou Bluetooth) na janela pop-up. Espere o Windows detectar impressoras na rede local. Clique e realce a impressora conectada ao computador do domínio. Clique na opção "Seguinte".

Step 6

Digite um nome descritivo no campo "Nome da impressora" ou deixe o nome padrão no lugar. Clique na opção "Seguinte".

Step 7

Clique e habilite a opção "Definir como impressora padrão". Clique na opção "Finalizar".

Step 8

Mude o nome da rede em outros computadores da rede. Instale as impressoras de rede em computadores de grupos de trabalho conforme necessário.

eHow Brasil
×