×
Loading ...

Como consertar a partida elétrica de uma motocicleta

O conserto da partida elétrica de uma motocicleta requer a habilidade de fazer os testes na sequência correta. O voltímetro é muitas vezes utilizado para testar circuitos, mas não é necessário para consertos básicos. Sendo assim, utilizando as ferramentas elétricas básicas e seguindo um processo de eliminação, você conseguirá ajudar a resolver muitos problemas elétricos. Os circuitos que estão sujeitos a vibrações e exposições à umidade requerem um exame minucioso, para localizar as falhas em suas conexões. A fiação interna pode ser frequentemente testada sem separar os componentes.

Instruções

É extremamente útil ter familiaridade com as peças de uma motocicleta (motorcycle image by Greg Pickens from Fotolia.com)
  1. Localize o interruptor da ignição e ligue-a. Em seguida, encontre o botão de arranque e, enquanto o pressiona, procure escutar o som do motor em funcionamento e verifique se há um "clique" ou um zumbido alto. Ouça e verifique se há qualquer outro tipo de ruído estranho.

    Loading...
  2. Encontre a bateria. Coloque os óculos de segurança e identifique os terminais positivos e negativos. Coloque um pedaço de fita perfurada no fio positivo e marque-o com um sinal de mais (+), utilizando o marcador permanente. Primeiramente, retire o fio positivo da bateria e, logo após, retire o fio negativo. Limpe os conectores dos fios positivos e negativos utilizando a lixa de papel. Da mesma forma, limpe os terminais positivos e negativos.

  3. Retire a bateria da motocicleta. Pegue a bateria testada a fim de verificar se ela consegue manter a carga e reinstale-a, caso o resultado do teste seja positivo, ou a substitua, se ela falhou, não conseguindo segurar a carga. Conecte o fio negativo na primeira bateria e, em seguida, conecte o fio positivo na outro.

  4. Localize o motor de arranque. Desconecte o fio positivo da bateria e os dois fios grandes do motor de arranque e, em seguida, limpe os conectores de forquilha utilizando a lixa de papel. Mantenha os fios separados para eles não encostarem acidentalmente um no outro ou em outra coisa.

  5. Conecte o fio positivo preto na bateria. Localize o solenoide, aperte o botão de arranque e ouça um clique alto nele. Desconecte o fio positivo da bateria, remova os fios do solenoide e limpe os conectores de forquilha. Caso tenha escutado o "clique", reconecte os fios no solenoide, porém, se não tiver escutado, substitua-o.

  6. Reconecte os dois grandes fios pretos no motor de arranque e, em seguida, reconecte o fio preto positivo na bateria. Aperte o botão de arranque e escute o som do motor em funcionamento. Substitua o motor de arranque por outro, caso não ouça o som adequado da operação.

Loading...

Aviso

  • Utilize os óculos de segurança.
  • Desconecte o fio positivo da bateria antes de desconectar os outros.

O que você precisa

  • Óculos de segurança
  • Kit de chave de fenda
  • Kit de chave soquete
  • Fita de papel
  • Marcador permanente
  • Lixa de papel

Referências

Loading ...
Loading ...