×
Loading ...

Como consertar placas queimadas de circuitos impressos

Fontes de alimentação e amplificadores podem facilmente tornar-se sobrecarregados, devido às altas correntes elétricas que transportam. Isso pode causar um curto em um ou mais dos componentes eletrônicos, fazendo com que queimem e desprendam um odor acre. Em alguns casos, a placa de circuito que serve de suporte para os componentes queima, resultando na queima das trilhas de cobre também. Se apenas um ou dois componentes forem destruídos e a área queimada da placa for de 6 cm quadrados ou menos, é viável consertá-la.

Instruções

Trilhas de cobre em uma placa de circuito podem ser sobrecarregados, devido a altas correntes (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Avalie visualmente a placa para decidir se vale a pena consertá-la. Em caso positivo, remova a placa do aparato eletrônico defeituoso. Isso pode significar dessoldar alguns fios e desligar conectores. Faça uma anotação de onde os fios estavam conectados para tornar a remontagem mais fácil.

    Loading...
  2. Remova os componentes eletrônicos da área queimada usando um ferro de solda quente. Aqueça cada haste do componente até que a solda de fixação amoleça, permitindo que a haste seja removida. Molhe uma escova rígida em álcool isopropílico e escove a área queimada em ambos os lados da placa, para remover o máximo possível de material carbonizado.

  3. Verifique se há interrupções nas trilhas de cobre da área queimada da placa. Se houver alguma, faça um pequeno furo na trilha, em cada lado da interrupção. Com um alicate apropriado, corte um pequeno pedaço de fio e dobre as extremidades, para formar um grampo. Insira-o nos furos a partir do lado de cima da placa, tomando cuidado para não levantar as trilhas de cobre da placa.

  4. Use o ferro de solda para aquecer as extremidades do grampo e trilha de cobre no lado de baixo da placa enquanto aplica a solda. Aplique apenas o suficiente para formar um pequeno monte de solda em volta das extremidades do grampo e da trilha de cobre. Verifique a junção da solda usando uma lente de aumento para assegurar-se de que não há rachaduras entre ela e as extremidades do grampo.

  5. Repita esses passos para quaisquer outras interrupções nas trilhas de cobre da placa. Usando uma escova molhada em álcool isopropílico, remova a resina deixada na placa devido à solda. Limpe os ilhós (furos) onde as hastes dos componentes estavam soldados à placa. Em seguida, solde novos componentes eletrônicos de volta à placa. Por fim, reinstale-a.

Loading...

Dicas

  • Os componentes e os equipamentos podem ser adquiridos em uma loja de eletrônicos.

Aviso

  • Deve-se tomar cuidado ao trabalhar com um ferro de solda, para evitar queimaduras severas.

O que você precisa

  • Álcool isopropílico
  • Ferro de solda
  • Solda
  • Escova rígida
  • Fio de cobre
  • Componentes para substituição
  • Alicate
  • Lente de aumento

Referências

Loading ...
Loading ...