Como consertar uma rachadura na caixa de um sanitário

••• Toilet bowl and bidet in a toilet image by terex from Fotolia.com

Os tanques plásticos dos sanitários mais modernos não costumam rachar, mas isso costuma ocorrer nos modelos mais antigos, de cerâmica, por danos ou impactos. É comum substituir o tanque quando ocorre uma rachadura, pois repará-la pode ser mais demorado, requerer mais esforço e custar mais do que a simples troca. Porém, as pequenas rachaduras podem ser consertadas rapidamente, usando apenas alguns suprimentos e ferramentas de fácil obtenção. Tente consertar a rachadura da caixa do seu sanitário antes de trocá-la.

Passo 1

Feche a entrada de água do tanque e seque-o completamente. Limpe a área da rachadura.

Passo 2

Faça um furo completo através da porcelana, usando uma ferramenta tipo Dremel com uma ponteira tipo esmeril encrustada de diamantes. Perfure na parte visível mais distante da rachadura. Molhe a ponteira periodicamente, usando uma esponja, para que não esquente, de forma a controlar a poeira e evitar que a rachadura se espalhe.

Passo 3

Perfure uma área em forma de V ou U, ao longo da rachadura, para remover a poeira e dar à epóxi uma grande superfície para se aderir. Perfure com aproximadamente 3 mm de espessura e de largura.

Passo 4

Preencha a rachadura com pasta epóxi industrial branca. Alise-a, de forme que fique ligeiramente mais alta do que a caixa do sanitário. Coloque um pedaço de fita adesiva transparente sobre a rachadura preenchida para que a epóxi não saia do lugar durante a secagem.

Passo 5

Lixe a epóxi para que fique na mesma altura da superfície do tanque. Comece com a lixa mais grossa (40 ou 60) e vá passando para as lixas mais finas (600). Continue até que a área da rachadura pareça estar lisa. Se houver bolhas, adicione mais epóxi e lixe novamente após secar.

Passo 6

Aplique um spray para finalização de reparos em superfícies na epóxi seca e aguarde até que seque. Fianlize, então, com um spray transparente brilhante para finalização.

Mais recentes

×