Como consertar um rasgo em um sofá de algodão

••• George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Quando você perceber que o seu sofá rasgou, terá uma série de opções. Você pode substituir o móvel ou pagar para reformá-lo — essas duas alternativas custarão muito dinheiro —, ou ainda pode tentar esconder os rasgos com uma almofada ou uma manta. Mas o melhor mesmo é seguir alguns passos simples para fazer rápida e facilmente uma reparação duradoura em seu sofá de algodão.

Passo 1

Corte um pedaço de linha e passe-a através da agulha, deixando linha suficiente para costurar todo rasgo em seu sofá. Dê um nó na ponta do fio.

Passo 2

Começando na parte inferior do rasgo, cerca 3 mm abaixo dele, passe a agulha através de ambos os lados do tecido e puxe-a em conjunto cuidadosamente. Se você estiver trabalhando em uma almofada, abra-a e retire o enchimento antes de iniciar o reparo.

Passo 3

Faça pontos pequenos e percorra todo o rasgo — o ideal é menos de 3 mm de distância entre os pontos e 6 mm de ultrapassagem nas extremidades do rasgo. Depois de ter costurado tudo, amarre a ponta da linha com um nó e, em seguida, corte o excesso com a tesoura.

Passo 4

Se o rasgo for grande ou o tecido estiver desgastado e não puder ser perfeitamente costurado, utilize um remendo sobre o rasgo. Se você não conseguir encontrar um tecido que se harmonize com o móvel em uma loja de tecidos, considere a possibilidade de cortar uma pequena parte de trás do sofá, de uma almofada de reposição ou de franja inferior.

Passo 5

Muitos rasgos grandes podem exigir um remendo maior, com uma cobertura colocada sobre todo o sofá para obscurecê-lo.

Mais recentes

×