×
Loading ...

Como construir um alto-falante ultrassônico de alta potência

O ultrassom é definido como qualquer coisa acima de 20.000 Hz. A maioria dos tweeters não pode reproduzir frequências ultra-sônicas, porque a sua massa em movimento e a alta resistência inercial resultante previnem uma resposta significativa a um sinal acima de 20 KHz. Alguns projetos podem conseguir fazer isso, sejam rebuscados e caros ou alguns baratos e simples. Os tweeters de plasma não possuem massa, mas exigem alta tensão e refrigeração a gás. Alguns tweeters planares e de fita podem alcançar até 30 ou 40 Khz, mas são caros. Os tweeters piezo-cerâmicos encaixam-se bem neste projeto devido ao seu baixo preço, alta sensibilidade e alta disponibilidade.

Instruções

Cornetas piezo desenvolvem um alto volume da mesma forma que os megafones (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

    Construindo um conjunto de alto-falantes ultrassônicos CTS de alta potência

  1. Use uma serra tico-tico para cortar dois retângulos lado a lado, de modo que caibam nas dimensões internas dos flanges de montagem dos tweeters.

    Loading...
  2. Coloque os tweeters dentro dos retângulos. Use a chave de fenda sem fio para colocar os parafusos na madeira compensada através dos furos de montagem do tweeter.

  3. Faça furos em um canto da madeira compensada para encaixar os eixos de ligação e monte as colunas de sustentação, prendendo-as com laços de fio no mesmo lado da parte traseira do tweeter.

  4. Corte dois pedaços de fio de alto-falante grandes o suficiente para ir dos terminais do tweeter até as colunas de sustentação. Divida as extremidades do fio e remova 1 cm de isolamento.

  5. Insira fios de cobre nos terminais positivos do tweeter e enrole-os bem para ter um bom contato. Repita a operação com os fios de latão nos terminais negativos do tweeter. Na extremidade da coluna, torça dois fios de cobre e insira-os na presilha vermelha. Repita o processo com as duas extremidades dos fios de latão, inserindo-os na presilha preta.

  6. Solde todas as conexões

    Construindo um conjunto de alto-falantes ultrassônicos Pyramid de alta potência

  1. Execute os passos 1 a 3 da Seção 1, mas em vez disso, corte quatro retângulos lado a lado.

  2. Corte quatro pedaços de fio de alto-falante grandes o suficiente para chegar entre os terminais do tweeter até a coluna de sustentação. Separe as extremidades e remova 1 cm de isolamento das pontas.

  3. Insira fios de cobre nos terminais positivos do tweeter e enrole-os bem para ter um bom contato. Repita a operação com os fios de latão nos terminais negativos do tweeter. Na extremidade da coluna, una os dois fios de cobre, torcendo-os. Repita o processo com as duas extremidades dos fios de latão. Faça o mesmo com o segundo par de tweeters.

  4. Una o par de fios positivos no primeiro par de tweeters com os do segundo par, torcendo-os. Solde as conexões e isole com fita isolante. Prenda os fios negativos restantes na presilha preta e solde-os. Prenda os fios de cobre positivos na presilha vermelha e solde-os.

Loading...

Dicas

  • Para soldar adequadamente, aqueça o ferro até que ele consiga derreter a solda. Coloque a ponta do ferro e a solda na conexão, e deixe a solda fluir para a conexão. Remova o ferro e a solda.

O que você precisa

  • 4 cornetas piezo Pyramid TW125, ou 2 cornetas piezo CTS KSN-1141
  • Pedaço de compensado de 20 por 38 cm
  • Serra tico-tico
  • 16 parafusos de metal de cabeça chata
  • Furadeira e jogo de brocas
  • Broca Phillips
  • Fio de alto-falante
  • Cortador e decapador de fio
  • Ferro de solda
  • Solda
  • Fita isolante
  • 2 bornes de alto-falante

Referências

Loading ...
Loading ...