×
Loading ...

Como construir uma chaminé industrial

Uma chaminé industrial é, essencialmente, uma chaminé cilíndrica, usada para expelir fumo de lareira ou de caldeira. Ela é um ícone da revolução industrial e da indústria nos tempos que se seguiram até o final do século XX, e ainda assim, mantém um apelo estético significativo entre aqueles com interesse nesse período da história. A construção de uma pequena chaminé industrial, assim como a de uma chaminé comum, é bastante simples, embora seja de uma magnitude tal que uma experiência de construção prévia possa ser necessária.

Instruções

Chaminés são ícones da era industrial (smoke stack & building image by Clarence Alford from Fotolia.com)

    Fundação

  1. Cave um buraco no chão para sua fundação. O buraco deve ter 70 centímetros de profundidade nas bordas e 40 centímetros no centro. Deve ser de 1,8 metros de largura por 1,8 metros de comprimento. A parte mais profunda de 70 centímetros deve ser separada da parte de 40 centímetros por uma inclinação de 30 graus.

    Loading...
  2. Cubra o fundo de seu buraco com uma camada de cascalho de 7,5 a 15 centímetros de altura. A camada de cascalho deve ser da mesma espessura no buraco inteiro, de modo a aguentar as diferenças de profundidade e a inclinação.

  3. Construa uma gaiola de vergalhões no buraco. Todas as barras devem ser paralelas entre si com uma distância de 30 centímetros. As barras verticais devem começar a 30 centímetros da ponta do buraco e estender a 5 centímetros da camada de cascalho. As barras horizontais deve começar em 15 centímetros acima do fundo do buraco e se estender de ponta a ponta. Solde as barras onde elas se encontrarem (elas devem formar um padrão cúbico).

  4. Preencha o seu buraco com concreto ao nível do solo. Coloque um chumbador no centro de cada um dos tijolos onde a primeira linha será colocada. Permita ao concreto assentar e endurecer antes de prosseguir.

    A construção da chaminé

  1. Coloque sua primeira camada de tijolos no topo da fundação. Coloque os tijolos em forma de um círculo de 1,20 metros de diâmetro do centro. A primeira fileira de tijolos deve ter furos no centro, cabendo ao longo dos chumbadores. Preencha as lacunas entre os tijolos com argamassa, usando sua espátula para alisá-la conforme necessário. A borda do círculo deve ser de dois tijolos de espessura, no padrão de estilo Flamengo (consulte "Recursos"), mas deixe três espaços dos tijolos de cima vazios.

  2. Coloque calhas de aço nos espaços vazios da primeira linha. Isto irá fornecer a drenagem de águas pluviais. Estes devem ser iguais em tamanho aos tijolos e anexos na parte superior, inferior, laterais esquerda e direita.

  3. Continue a construir seu muro circular estilo Flamengo, usando sua espátula para aplicar argamassa em toda parte em que os dois tijolos se encontrarem, e construa em volta do seu duto de exaustão da fornalha.

  4. Use sua espátula para aplicar o concreto, preenchendo os espaços vazios em torno do duto de exaustão da fornalha.

  5. Continue a construir sua estrutura de estilo Flamengo até alcançar 60 metros de altura, use uma empilhadeira para atingir alturas além do seu alcance.

Loading...

O que você precisa

  • Cascalho
  • Barras de reforço nº 3 de 1,8 metros (vergalhões)
  • Concreto
  • Chumbadores
  • Tijolos
  • Argamassa
  • Espátula
  • Calhas de aço
  • Empilhadeira

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...