×
Loading ...

Como construir estruturas para sombrear hortas

Em climas excessivamente quentes durante a estação de plantio, alguns donos de hortaliças necessitam usar a sombra para proteger suas plantas.

Instruções

Prática estrutura de tela sombreadora (Image Source/Photodisc/Getty Images)
  1. Determine as medidas da área plantada, aumente o comprimento e largura em 5 cm cada e calcule o tamanho da área a ser coberta. Por exemplo, uma horta medindo 3 m de comprimento por 1,20 m de largura, necessita de 3,50 m x 1,50 m ou 25,20 m² de tela sombreadora.

    Loading...
  2. O método de construir pede caibros ou postes de 5 cm x 5 cm fincados no chão. Faça os furos e depois finque os caibros usando a ponta do machado para socá-los para dentro dos orifícios. Os caibros devem ser espaçados a cada 0,60 cm. O ideal é ter um caibro no final de cada extensão direcional. A intenção é sombrear a área evitando o sol direto. Na maioria dos lugares só as laterais sul e oeste necessitam de sombreamento.

  3. Depois de fincados, coloque parafusos 18 x 25 na base, meio e topo dos postes. Estique a tela sombreadora nos postes usando uma pistola grampeadora para grampeá-la aos postes.

  4. Se o local sofre a incidência direta do sol é necessário uma cobertura. Use caibros 5 cm x 5 cm para construir uma moldura para ser fixada no topo e coloque o mesmo tipo de tela sombreadora das laterais.

Loading...

Dicas

  • Use grampos de 1,25 cm.
  • Use a furadeira para fazer os furos necessários nos caibros de 5 cm x 5 cm e de 2,5 cm x 10 cm para evitar rachaduras.
  • Use pregos 18 x 25 para telhas para segurar a tela sombreadora.

O que você precisa

  • Caibro ou poste de madeira 5 x 5 cm
  • Tela sombreadora verde ou preta
Loading ...
Loading ...