×
Loading ...

Como construir uma mini forja de metais

Construir uma mini fornalha para ser usada em projetos que não exigem luz elétrica e forjas de tamanho padrão é uma maneira econômica para fazer pequenos trabalhos em metal. Forjas grandes exigem uma grande quantidade de combustível para que consigam manter a temperatura adequada, mas esse modelo em miniatura usará pouco mais do que o combustível usado em uma churrasqueira. Essa mini fornalha é portátil e pode ser feita usando materiais que você já tem em casa ou encontra facilmente em lojas de ferragens. Você não levará mais do que alguns minutos para construí-la.

Instruções

Essa forja simples consegue alcançar temperaturas altas o suficiente para derreter diversos metais (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Corte e descarte um dos lados retos da lata.

    Loading...
  2. Cubra todo o interior da lata com 5 cm de fibra cerâmica Kaowool. Esse tecido de lã com adição de cerâmica tem extrema capacidade isolante e foi criado para substituir o amianto. Kaowool é uma fibra isolante atóxica e segura. Ela pode ser encontrada em lojas especializadas ou pela internet.

  3. Corte um pedaço circular de Kaowool com o mesmo diâmetro da abertura feita na lata; ele será usado para cobrir essa abertura.

  4. Com a furadeira, faça um furo de 2,5 cm em uma das laterais da lata. É por esse furo que o queimador será ligado à forja, então, lembre-se de furar também o tecido isolante de revestimento para que a chama tenha acesso ao interior da lata.

  5. Prenda o aspersor de aço na mangueira que leva ao regulador do tanque de propano. O aspersor permitirá um fluxo de gás maior do que você teria com uma ponta de maçarico comum, o que permite que uma quantidade maior de calor se crie na fornalha. Para testar o funcionamento do tanque, segure uma chama aberta em frente ao aspersor enquanto você abre as válvulas do tanque e do regulador.

  6. Segure o aspersor aceso no furo da lata, mas não dentro dela, já que o acúmulo de calor pode acabar derretendo a peça. Com o metal dentro da lata, feche a abertura com a tampa de Kaowool para selar o calor. Cheque a peça regularmente e remova-a com a ajuda de pegadores assim que atingir a temperatura desejada.

Loading...

Aviso

  • Sempre use equipamento de proteção para o rosto, olhos, corpo, mãos e pés quando estiver forjando ou manipulando metais quentes.
  • Espere até que todos os elementos do sistema de fornalha esfriem até a temperatura ambiente antes de tentar mexer neles sem o equipamento de proteção adequado.

O que você precisa

  • Lata velha grande
  • Fibra cerâmica Kaowool
  • Furadeira
  • Tanque de propano com regulador e mangueira
  • Aspersor de irrigação feito de aço (sprinkler)
  • Pegadores

Referências

Loading ...
Loading ...